Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CASO DE RACISMO

Ministério cobra posicionamento da liga espanhola sobre Vini Jr

Anielle Franco disse ter acionado Ministério Público espanhol

Agência Brasil

Por Agência Brasil

22/05/2023 - 16:03 h
Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol
Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol -

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse nesta segunda-feira, 22, em Brasília, que entrará em contato com autoridades espanholas para cobrar, do governo da Espanha e da liga espanhola de futebol, ações efetivas contra o racismo praticado contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, que atua no Real Madrid.

Neste domingo, 21, o atleta escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas – no caso, da torcida do Valência. O Valência venceu o Real Madri por 1 a 0, no Estádio Mestalla.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda durante o jogo, o brasileiro – revelado pelo Flamengo - foi o único expulso pelo árbitro De Burgos Bengoetxea, após uma confusão com jogadores do Valência.

‘Quero prestar minha solidariedade ao Vini Jr e dizer que a gente está junto”, disse a ministra, após participar, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da cerimônia de lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que irá elaborar a proposta da Política Nacional de Cuidados.

Ações efetivas

Anielle Franco informou que entrará em contato com as autoridades espanholas para saber qual será o próximo passo das investigações sobre o caso, e que cobrará ações efetivas para os casos similares que há tempos ocorrem no campeonato espanhol – conhecido como La Liga.

“A gente já soltou uma nota com vários ministérios do governo federal, mas agora a gente vai para cima das autoridades [espanholas], de forma oficial. O histórico não é bom. É bem racista. Quiseram inclusive colocar o Vini como sendo culpado. Estamos aqui para enfrentar isso em conjunto”, argumentou a ministra.

Ela lembrou que o histórico da La Liga mostra que casos como esse já tinham ocorrido, e que a entidade não tem se posicionado.

“É inadmissível que culpem o Vinícius. Por isso, a gente vai, por meio do Ministério Público espanhol, notificar as autoridades para que investiguem a La Liga e todos os outros casos. Não dá para a gente ficar só na coisa do ‘repudiamos’, em uma nota, sem ação concreta. Então, a gente agora vai para cima com o Ministério Público de lá, para que eles sejam notificados, investigados e para que respondam pelos seus atos”, complementou, ao informar que aguarda também posicionamento direto do governo daquele país.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

liga espanhola ministério posicionamento vini jr

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol
Play

Briga com o Flamengo e multa de R$ 193 milhões: Bahia busca novo goleiro

Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol
Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Brasileiro foi vítima de racismo no futebol espanhol
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

x