Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Morre Walter Bonatti, o maior alpinista de todos os tempos

Agência EFE

Por Agência EFE

14/09/2011 - 16:47 h

O alpinista italiano Walter Bonatti, considerado por muitos o melhor de todos os tempos, morreu na terça-feira, 13, em Roma, aos 81 anos de idade, em consequência de uma grave doença.

O corpo do alpinista, que também era escritor e jornalista, será levado no sábado a Lecco, cidade montanhosa atravessada pelos Alpes, onde no domingo será velado, informou à Agência EFE o editor Baldini Castoldi Dalai, que publicou uma obra literária do atleta baseada em suas experiências e viagens.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os 15 anos de carreira como alpinista transformaram Bonatti em uma lenda. Com 18 anos, o italiano alcançou sua primeira conquista ao subir o topo da montanha Grigna, situada próxima a Lecco.

De 1951 a 1959, escalou ou tentou escalar diversos pontos do Mont Blanc (Itália-França), e também do K2 (Paquistão-China), sua viagem mais polêmica realizada aos 24 anos, e que, sem conseguir alcançar o topo, quase lhe custou a vida.

Bonatti decidiu abandonar a profissão em 1965 e se dedicou a viajar e a escrever várias reportagens e livros.

O italiano buscou as fontes do rio Amazonas, estudou os tigres de Sumatra (Indonésia); provou que o autor de "Moby Dick", Herman Melville, esteve realmente preso pelos canibais nas ilhas Marquesas, como escreveu em "Taipi: Paraíso de Canibais"; e explorou sozinho o Cabo de Hornos (Chile).

Bonatti recebeu o "Piolet de Ouro" em 2009 por sua carreira, a maior distinção civil que um praticante do alpinismo pode receber, e é a única pessoa até hoje a ser agraciada com a cidadania honorária do Mont Blanc.

O famoso alpinista italiano, Reinhold Messner, primeiro a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo, disse que Bonatti era o último grande alpinista tradicional, em entrevista publicada no site do jornal "Corriere della Sera".

Nesta quarta-feira, 14, o senado italiano dedicou um minuto de silêncio e um discurso em homenagem ao maior alpinista de todos os tempos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Briga com o Flamengo e multa de R$ 193 milhões: Bahia busca novo goleiro

Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

x