REVISÃO DE LANCE SEM VAR
O que é o "Desafio de Vídeo" que vai estrear no futebol brasileiro
A nova tecnologia fará sua estreia no futebol nacional durante a semifinal da Copa Paulista

Por Marina Branco

Cada vez mais, novas tecnologias chegam ao futebol brasileiro - e a próxima parece ser o "desafio de vídeo". Sistema diferente do VAR e já testado na Copa do Mundo feminina sub-20 do ano passado, o Football Video Support aparecerá pela primeira vez no futebol nacional na semifinal da Copa Paulista, como um novo adendo à arbitragem.
A Federação Paulista de Futebol incorporou o mecanismo para ajudar nas decisões de lances polêmicos, dentro de regras específicas que só permitem seu uso em quatro situações possíveis.
"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial", afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Leia Também:
Mas quando ele pode ser usado?
Basicamente, o desafio de vídeo é uma revisão de lance solicitada pelos times em campo. Quando sentirem que foram vítimas de um erro em gol, pênalti, cartão vermelho direto ou cartão aplicado para o atleta errado, as equipes podem pedir o desafio.
Quem deve fazer o pedido é o treinador. Com um gesto, ele chama a atenção e entrega um cartão ao quarto árbitro (parecido com o utilizado nas substituições) para pedir o desafio. Nesse momento, o árbitro vai à área de revisão e reassiste ao lance.
No desafio, não existe a participação de outro árbitro. Enquanto no VAR o juiz ouve opiniões dos árbitros na cabine, no desafio ele deve decidir sozinho, com base no replay visto.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes