Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > OLIMPÍADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OLIMPÍADA

Basquete: com show de Doncic, Eslovênia arrasa Argentina em sua estreia nos Jogos

Por AFP

26/07/2021 - 18:03 h
O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP
O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP -

A vice-campeã mundial Argentina sofreu uma dura derrota por 118 a 100 para a Eslovênia nesta segunda-feira, 26, em sua primeira partida no torneio olímpico de basquete, na qual sucumbiu diante de um show de Luka Doncic, astro da NBA que conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos.

O armador de 22 anos, que não jogou nos últimos quatro minutos, chegou perto do recorde em uma Olimpíada que pertence desde Seul-1988 ao lendário brasileiro Oscar Schmidt, que naquela edição marcou 55 pontos contra a Espanha. Ele igualou a segunda melhor marca, alcançada pelo australiano Eddie Palubinskas contra o México em Montreal-1976.

"Nunca conseguiríamos. Doncic fez o que ele fez, do jeito que quis. Tudo o que tentamos ele impediu, não conseguimos pará-lo em nenhum segundo. E isso criou espaços para todos. É muito difícil encontrar um jogo com tantos pontos contra. É preciso reagir", reconheceu o técnico argentino Sergio Hernández.

A derrota complica o panorama da seleção sul-americana, em um grupo C que conta também com a campeã mundial Espanha e o anfitrião Japão. As duas primeiras seleções de cada chave e os dois melhores melhores (dos três grupos) avançam às quartas.

Doncic mostrou que está em outra dimensão. A Argentina não conseguiu encontrar uma maneira de detê-lo e isso acabou sendo o grande fator que causou sua derrota.

"Eu diria que prefiro uma medalha de ouro com a Eslovênia porque você joga pelo seu país e isso significa alguma coisa. Mas eu não me importaria com as duas coisas", afirmou antes do início do torneio ao ser questionado para escolher entre o título olímpico e o anel da NBA.

O jovem prodígio do basquete esloveno deu um show em sua estreia nos Jogos. Ele desequilibrou o primeiro tempo, com 31 pontos (4/9 com cestas de 3 pontos) e 8 rebotes. O time europeu foi para o intervalo com 20 pontos de vantagem. Uma distância que era intransponível para a Argentina.

"Ele é o nosso menino. Nós nos alimentamos dele. É nosso líder, o que quer que ele faça na quadra, jogamos em torno dele. Quando ele está como estava hoje, nós apenas tentamos passar energia a ele e oferecer bons posicionamentos", analisou o pivô nacionalizado esloveno Mike Tobey (11 pontos e 14 rebotes).

No início, diante do rolo compressor (17 pontos no primeiro quarto para Doncic), a vice-campeã mundial conseguiu se manter no jogo por alguns minutos.

Nadando contra a corrente

Mas a seleção argentina foi se afastando no placar, sem conseguir impor seu ritmo no duelo. A equipe simplesmente tentava nadar contra a corrente, limitando os danos, evitando um grande desastre graças aos 12 pontos de Luis Scola e os 11 de Facundo Campazzo na primeira etapa (62-42).

Na volta dos vestiários a Argentina tampouco conseguiu quebrou a dinâmica diante da Eslovênia, que pressionava na defesa e roubava bolas importantes.

Enquanto isso Doncic se dedicava a auxiliar, destacando sua parceria com Tobey. Quase nocauteada, no final do terceiro quarto os argentinos perdiam por 88 a 66.

O último quarto serviu apenas para deixar Doncic discutindo com os árbitros sobre algumas faltas, enquanto a Argentina tentava diminuir o prejuízo pensando nos próximos jogos.

"Doncic jogou bem demais, obviamente. Ele foi incrível. Eles jogaram muito melhor do que nós e mereceram vencer", reconheceu o capitão argentino Luis Scola, o melhor de sua equipe com 23 pontos na estreia em seus quintos Jogos Olímpicos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP
Play

Patinadora russa de 15 anos tem 'total apoio' do Kremlin

O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP
Play

Pequim-2022 começa em clima diplomático pesado

O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP
Play

Em plena Olimpíada, Japão recorda 76º aniversário da bomba atômica em Hiroshima

O astro da NBA conseguiu 48 pontos, 11 rebotes e 5 assistências em 31 minutos | Foto: Charlie Neibergall | AFP
Play

"Sonhava muito com uma medalha olímpica", diz Ana Marcela após conquistar o ouro

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA