Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > OLIMPÍADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OLIMPÍADA

Hasteamento emociona atletas paralímpicos em Londres

Por Marcelo Machado*

28/08/2012 - 11:14 h
Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas
Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas -

Direto de Londres - Não poderia haver período mais adequado em Londres para o hasteamento da bandeira do Brasil na Vila Olimpica, agora reservada aos atletas paralimpicos.

Enquanto a delegação brasileira recebia as boas-vindas numa bela cerimônia protocolar, não muito distante dali - a 13 estações de metro, precisamente - o curioso e tradicional Carnaval de Nothing Hill fervia. Célebre por ter servido de cenário para um filme água com açúcar estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, o bairro tem vivido dias de apoteose.

Na segunda-feira, 27, na rua Ladbroke Grove, pelo menos 30 mil foliões ruins de cintura espiavam os carros alegóricos da Paraíso School of Samba, e ensaiavam um suingue ao som de um samba-enredo puxado pelos brasileiros.

Na Vila não deu samba, mas os 182 atletas que integram a delegação paralímpica brasileira se emocionaram com o hino nacional, o hasteamento da bandeira e a bonita performance do grupo de atores-dançarinos que interpretou um musical movido a algumas das mais famosas canções da banda de rock inglesa Queen - como Bicycle, We Are The Champions e Don`t Stop Me Now.

A baiana Verônica Almeida, uma das cinco representantes do estado nos jogos, não escondia a emoção após a cerimônia. "O hasteamento foi emocionante e o musical, mágico. A energia das pessoas, a alegria... Parece que, agora, o espirito paralímpico entrou no ar de vez", disse a nadadora à reportagem de A TARDE.
Bronze em Pequim-2008 nos 50 m borboleta, Verônica, 37 anos, nascida em Salvador, disse que vem se sentindo em casa na Vila, já que a comida do refeitório tem opções que a fazem se lembrar da Boa Terra, como peixe e pimenta. "Só falta o dendê", brincou ela.

A baiana vai nadar em outras duas provas nos Jogos: os 50 m e 100 m livre, mas a sua meta é buscar o ouro nos 50 m borboleta. E com uma marca recorde: "Quero cravar 36 segundos. Estou treinando e vou tentar tirar isso da cartola", avisou Verônica, cujo melhor tempo no ano é 38s25.

Nesta terça-feira, 28, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, vai dar coletiva para falar da expectativa do Brasil nos Jogos e começar a divulgar planos para o Rio-2016.

Daniel é porta-bandeira - O nadador Daniel Dias vai ser o porta-bandeira na cerimônia de abertura de quarta-feira, 29. "Nem estou conseguindo dormir por causa disso. Já sonhei duas vezes com isso. Estou dormindo tarde e até tomei remédio para controlar essa ansiedade. É uma emoção representar a delegação e o País", afirmou Dias, orgulhoso com a missão. Ele vai nadar em seis provas individuais e duas de revezamento em Londres. Em Pequim-2008, ganhou nove medalhas.

*Marcelo Machado viaja a convite do comitê paralímpico brasileiro

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas
Play

Patinadora russa de 15 anos tem 'total apoio' do Kremlin

Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas
Play

Pequim-2022 começa em clima diplomático pesado

Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas
Play

Em plena Olimpíada, Japão recorda 76º aniversário da bomba atômica em Hiroshima

Hasteamento da bandeira nas Paralimpíadas
Play

"Sonhava muito com uma medalha olímpica", diz Ana Marcela após conquistar o ouro

x