Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > OLIMPÍADA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OLIMPÍADA

Mulheres do Brasil terão dia de brilho neste sábado

Por Ricardo Palmeira l Enviado especial ao Rio de Janeiro

05/08/2016 - 22:59 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Sarah Menezes
Sarah Menezes -

Ainda antes da abertura oficial, o futebol realizou sua primeira rodada. Na quinta-feira, 4, a seleção masculina do Brasil decepcionou ao ficar no 0 a 0 com a África do Sul. Já a feminina, um dia antes, deu show ao atropelar a China por 3 a 0, mostrando que quem está com tudo nesta Olimpíada são as mulheres, em especial, as nordestinas.

A seleção feminina de futebol tem cinco atletas do Nordeste entre as titulares, com destaque para a alagoana Marta e a baiana Formiga, líderes do time. O quinteto é completado pelas baianas Rafaelle e Fabiana e pela pernambucana Bárbara.

Neste sábado, 6, quem puxa o brilho brasuca na Rio-2016 é a judoca piauiense Sarah Menezes, 26 anos. São boas as chances de ser dela a primeira medalha de ouro do Brasil. Campeã em Londres-2012, ela lutará ao longo deste sábado pelo bi olímpico no Peso Ligeiro (até 48 kg).

No judô, realizado na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, cada categoria é disputada em um único dia. Por estar entre as cinco melhores do ranking mundial do Peso Ligeiro, Sarah estreia direto nas oitavas de final. Sua primeira luta, com adversaria ainda a definir, deve ocorrer por volta das 11h30. Se tudo der certo, disputará a grande final às 16h40.

Sarah chegou à Vila Olímpica na quinta-feira pela manhã. Para as dezenas de pessoas que a aguardavam ansiosamente, divididas entre tietes e jornalistas, afirmou, cheia de moral: "sou a campeã olímpica, a atleta a ser batida. E isso é ótimo, até porque não sinto ansiedade nem pressão quanto a isso".

Desde aquele momento, a piauiense tem se mantido em repouso e iniciou um jejum que durou até a tarde desta sexta. Tudo para manter tanto o corpo preparado quanto o peso limite de sua categoria.

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres do Brasil terão dia de brilho neste sábado
| Foto: CBV l Divulgação

Seleção feminina de vôlei treina para o inédito tricampeonato (Foto: CBV l Divulgação)

Seleções 'bem na fita'

Nos esportes coletivos, enquanto os marmanjos brasileiros só atuam no domingo, 7, a mulherada terá neste sábado um novo dia de show. Às 22h, a seleção de futebol, dona do primeiro brilho da Olimpíada, parte para seu segundo desafio. No Engenhão, pelo Grupo E, pega a Suécia, que, na estreia, bateu a África do sul por 1 a 0.

Formiga comenta: "Tivemos uma linda recepção do publico no Engenhão na quarta, contra a China [havia 28 mil torcedores pagantes no estádio]. Foi fantástico! E confio que, a cada partida e a cada vitória, nosso público vai se tornar cada vez maior".

Outra seleção que atrairá holofotes é a de vôlei, atual bicampeã olímpica. Se conquistar o tri, obterá um feito inédito. Até hoje, nenhuma seleção de vôlei, masculina ou feminina, conquistou três medalhas de ouro consecutivas.

As meninas chegam com o status de favoritas reforçado pelo título do Grand Prix, há dois meses. Seu favoritismo ao ouro, por sinal, é maior que os homens, que obtiveram a prata em 2008 e 2012. Há um mês, foram vice-campeões da Liga Mundial.

A seleção feminina estreia neste sábado, às 15h, contra Camarões, no Maracanãzinho. Estrela da equipe desde o ouro de 2008, a pernambucana Jaqueline diz: "estou muito tranquila, e feliz para esta Olimpíada. Estou pronta para ajudar o Brasil mais uma vez. Quero ainda poder ajudar muito mais. O importante da nossa seleção é que todas se ajudam. Trabalhamos em conjunto pelo mesmo resultado final".

Outras duas seleções femininas do Brasil fazem neste sábado sua estreia. Às 9h30, na Arena do Futuro, a de handebol, campeã mundial em 2013, encara a Noruega. Já a de basquete joga às 17h30 contra a Austrália, na Arena da Juventude. Destaque para a baiana Isabela Ramona, ala do time.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sarah Menezes
Play

Patinadora russa de 15 anos tem 'total apoio' do Kremlin

Sarah Menezes
Play

Pequim-2022 começa em clima diplomático pesado

Sarah Menezes
Play

Em plena Olimpíada, Japão recorda 76º aniversário da bomba atômica em Hiroshima

Sarah Menezes
Play

"Sonhava muito com uma medalha olímpica", diz Ana Marcela após conquistar o ouro

x