Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXCLUSIVO!

"Os caras ganham do Bahia andando", reclama Zé Carlos

Campeão brasileiro pelo Esquadrão, ex-meia conversou com a reportagem do MASSA!

João Grassi | Portal MASSA!

Por João Grassi | Portal MASSA!

06/12/2023 - 12:18 h
Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova
Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova -

Campeão brasileiro e um dos maiores jogadores da história do Bahia, Zé Carlos conversou exclusivamente com a reportagem do Portal MASSA! O ex-meia lamentou a má campanha do Esquadrão no Campeonato Brasileiro da Série A.

Preocupado com a possibilidade do Bahia ser rebaixado nesta quarta-feira, 6, quando encara o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão, Zé cobrou mais empenho e dedicação do elenco. Segundo ele, os jogadores não entendem o que o clube representa, e que a torcida quer um algo a mais além de "jogar bonito", fazendo comparações entre clubes que ele acha diferentes, e outros que ele entende serem mais próximos do que é o Tricolor.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"É o que eu sempre falo. Eles deveriam saber, os jogadores, saber bem da história do clube, as pessoas que estão na frente, para entender o que jogar no Bahia não é jogar em qualquer clube do Brasil ou do mundo. Tem algumas diferenças, tem algumas coisas que acontece dentro do campo que não são iguais. A gente não pode comparar o estilo do São Paulo, o estilo do Fluminense com o Bahia. O Bahia é como o Atlético, como o Corinthians, o Bahia é time de massa, time que não é só o talento, tem algo a mais, tem a vibração, tem a entrega, tem a determinação", iniciou Zé Carlos.

E ainda segundo o ex-meia, os times que enfrentam o Bahia conseguem vencer "andando", ou seja, sem nem se dedicar o máximo que podem.

"Tem clubes que a torcida gosta de ver um espetáculo, gosta de ver o jogo bonito, e o Bahia não é só jogo bonito. É também jogo bonito, mas muito mais empenho, determinação, vontade e muita garra junto. A torcida joga junto o tempo todo e ajuda a equipe e a gente não sente isso nos jogadores do Bahia. A gente perde jogos, que é brincadeira, porque os caras ganham do Bahia andando. Então, é difícil entender isso", lamentou.

Grupo City e a adaptação

Para Zé Carlos, um dos principais problemas na temporada foi a maneira "imediata" com a qual o Grupo City tentou implementar sua filosofia. O ídolo tricolor entende que a diferença na "cultura e forma de jogar" é muito grande do Brasil em comparação com a Europa, o que teria trazido dificuldades na adaptação do time e do Bahia como clube.

"Eu sempre falei sobre esta transição, se nesta mudança do Bahia para o City, se realmente as informações que estavam sendo passadas batiam com tudo que o Bahia viveu esses últimos anos, porque os caras não são daqui, eles vieram para o Brasil e precisavam de alguém que entendesse e que soubesse a fundo da questão geral do Bahia para estar podendo passar, para ter esse entendimento. Falei também do projeto, da forma que eles trabalham, é difícil você chegar num clube do Nordeste e que tem uma cultura, que tem uma forma de jogar e de querer implantar de imediato aquilo que eles fazem na Europa. A cultura é diferente, o formato dos jogadores, o entendimento dos jogadores é outro, o profissional que joga na Europa, o que joga aqui, é realmente diferente", detalhou.

Ficar na Série A é possível?

Zé Carlos deixou claro que ainda acredita na permanência do Bahia na Primeira Divisão, apesar das adversidades na tabela de classificação. O Tricolor pode se salvar caso derrote o Atlético, mas precisa torcer para Vasco ou Santos não ganhem. Em caso de empate, só seria possível fugir da degola com uma derrota do time carioca.

"Acredito sempre [na permanência]. A gente só perde quando desiste. A minha vida é pautada em cima disso, de barreiras, de conquistas, de atitude, de determinação, de muita vibração, de muita disposição para vencer. Eu cresci indo para a Fonte Nove vendo isso e coloquei isso na minha meta de vida. Não vejo outra forma de pensar não, enquanto há oportunidade, há chance, nós temos que entregar o melhor", finalizou.

Campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, Zé Carlos ainda conquistou o tricampeonato baiano entre 1986 e 1988. Atualmente trabalhando com formação de atletas e como comentarista, ele é considerado um dos principais jogadores da história do Esquadrão.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Brasileirão Campeão brasileiro Exclusivo! grupo city Zé Carlos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Zé Carlos no gramado da Arena Fonte Nova
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x