AUTOMOBILISMO
Piloto de 15 anos vence prova e faz saudação nazista em pódio
O jovem nasceu na Rússia, mas por conta das sanções da FIA ao país, corre representando a bandeira da Itália
Por Da Redação
O piloto Artem Sveriukhin, de 15 anos, fez um gesto nazista no pódio após vencer a primeira prova do Campeonato Europeu de Karting na categoria OK-Junior (dos 11 aos 15 anos), em Portimão, no Algarve, em Portugal. O jovem nasceu na Rússia, mas por conta das sanções da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ao país, corre representando a bandeira da Itália.
Após vencer a prova, durante o hino da Itália, Sveriukhin estendeu o braço direito e fez uma típica saudação nazista. Logo após o ato, ele gargalhou (veja em vídeo abaixo).
A FIA lançou uma investigação para apurar a suposta saudação nazista feita pelo piloto russo de kart Artem Severiukhin no pódio da etapa do campeonato europeu de kart, em Portimão. O piloto, de 15 anos, corre com licença italiana. pic.twitter.com/mDD0AzfAZ2
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) April 11, 2022
O gesto foi utilizado durante o regime de Benito Mussolini, que governou a Itália de 1922 a 1943. Os romanos usavam como cortesia militar e virou símbolo do fascismo. Na Alemanha, Adolf Hitler incorporou a saudação como gesto do partido nazista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes