CONFUT NORDESTE
Profissionais de marketing, baianos ganham destaque em outros estados
Bahia tem exportado nomes importantes no setor voltados ao esporte
Por Marcos Valença e Lincoln Oriaj
O mercado de trabalho na área de comunicação e marketing está em constante movimento e a Bahia é destaque na formação desses profissionais. Lênin Franco, atual diretor de marketing da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com passagens por clubes como Bahia, Botafogo e Cruzeiro é uma das principais referências baianas na área.
A quarta edição da Conferência Nacional do Futebol do Nordeste (Confut), que foi realizada em Salvador nos dias 23 e 24 de novembro, contou com a presença de dois profissionais baianos que deixaram a Bahia para atuar em outros estados.
Um deles é Rafael Curvello, que trocou o marketing do Vitória para assumir um cargo no site de apostas Estrela Bet. Agora em São Paulo, ele lida diariamente com outros esportes além do futebol e conversa diretamente com clubes para fechar patrocínios.
“Sou um das pessoas que cuida dos patrocínios dos clubes, então eu estou atuando também em outros esportes. Eu estou conversando com os clubes, eles oferecem patrocínios e a gente vai em busca das melhores ativações. Então a gente está hoje com o basquete, vôlei, judô, futebol, futsal. A Estrela Bet é uma empresa muito boa de trabalhar. São Paulo está sendo muito legal, você acaba tendo contato com diversas áreas, diversos eventos e esportes diferentes, então tem sido muito bacana. O clube também ficou em boas mãos aqui, então fico muito feliz com isso. O mercado nordestino tem tudo para dar muito certo e produzir mais profissionais ao longo do tempo”, contou Rafael ao Portal A TARDE.
No Vitória, Rafael Curvello foi um dos responsáveis pela campanha de associação em massa da torcida. Hoje o Rubro-Negro tem mais de 33 mil sócios, mas saiu de 4 mil para 25 mil com o marketing sob responsabilidade de Rafael, que agradece principalmente ao torcedor do Leão.
“Eu tive minha contribuição no Vitória, cheguei no clube no final da Série B, a gente caiu, foi para a Série C. A gente pegou o clube com 4 mil sócios, deixamos com 25 mil, ainda mais depois daquele primeiro semestre tenebroso, em que a gente foi eliminado de todas as competições e a gente iniciar a Série B depois de um mês com um estádio com 30 mil pessoas foi muito gratificante assim, porque foi um trabalho 100% do departamento de marketing e a torcida acreditando, porque a gente não teve jogo, a gente não teve nada, a torcida mesmo assim acreditou e o time ajudou. A partir dali, o estádio ficou lotado todas as outras 18 rodadas, então foi muito bacana ter feito parte disso”, disse o ex-diretor de marketing do Vitória.
Outro baiano com uma grande trajetória fora do estado é Ricardo Lima, que está no CSA, de Maceió, há seis anos. No clube alagoano ele é o diretor comercial e em conversa com o Portal A TARDE, valorizou a Confut, onde chegou a fechar contrato de patrocínio para a equipe na última edição.
“Eu saí do Bahia, tive a oportunidade de trabalhar no Ceará, Vila Nova e estou no CSA há 6 anos. É sempre um orgulho voltar para a nossa terra e ter o reconhecimento de pessoas que vão vendo nosso trabalho ao longo desses 13 anos no mercado esportivo. Um evento como a Confut traz a oportunidade de negócios, como a gente já vem negociando há anos, e no último Confut a gente fechou até um patrocinador. Então a gente vem com esse intuito de negócios e também de rever amigos no mercado, criar estratégias”, revelou Ricardo ao Portal A TARDE.
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