QUE MARAVILHA!
Projeto CT dos Campeões muda vidas no entorno da Fonte Nova
Iniciativa impacta positivamente a vida de dezenas de moradores através do esporte
Por Pedro Carreiro / Portal Massa!

“Promover o desenvolvimento socioeconômico e impulsionar a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos moradores da nossa comunidade”, esse é o lema do projeto social Vizinhos da Arena, que nasceu em 2013, junto com a construção da Arena Fonte Nova. Ao longo dos anos, promovendo ações como feiras de serviços, arrecadações de alimentos para doações, parceria com outras instituições de cunho social e sorteios de ingressos para jogos e eventos, a iniciativa já impactou positivamente a vida de dezenas de moradores dos bairros do Dique do Tororó, Engenho Velho de Brotas, Nazaré e Tororó.
Contudo, o carro-chefe do Vizinhos da Arena é o CT dos Campeões, projeto inaugurado em janeiro de 2023, em parceria com o instituto Terra Firme, que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, boxe e defesa pessoal, principalmente para crianças e adolescentes, mas também para mulheres. As turmas do CT, Filhos do Tatame (jiu-jitsu) e Boxe e Defesa Pessoal Evolution, contêm 30 alunos cada e desenvolvem suas atividades dentro da própria Arena Fonte Nova.
Além destas modalidades, o CT também oferta aulas de uma das formas de dança e arte marcial mais tradicionais do Brasil e especialmente de Salvador: a capoeira. Com aulas ministradas pelo professor Matheus Fabiano, a Arena Paranauê não só ajuda a perpetuar uma das mais ricas formas de expressão cultural da cultura afro-brasileira, mas também a manter os jovens longe do crime e das drogas.

“A capoeira, principalmente dentro da comunidade, contribui para que o número de pessoas que entre no mundo da criminalidade e das drogas diminua. Tive muitos amigos que seguiram no caminho errado, só que eu e outros amigos que também faziam capoeira, não entramos nesse mundo e somos cidadãos de bem. A capoeira tem esse viés de resgate da juventude para não entrar na vida da criminalidade”, contou Matheus ao MASSA!.
Conhecido como “Dentadura” dentro da capoeira, o professor tem 26 anos de idade e está desde os 13 neste mundo, que transformou sua vida para melhor, lhe trazendo aprendizados e ajudando com problemas de sobrepeso. “É muito gratificante o retorno que as crianças me dão, eu vejo a evolução delas, vejo o comportamento delas. Também dou conselhos. E quando não tem aula, as mães me enviam recados das crianças me perguntando sobre quando terá aula. A capoeira só tem a agregar na vida das crianças”, realçou o mestre.

Famílias valorizadas
O projeto Vizinhos da Arena, através do CT dos Campeões, chega a impactar positivamente a vida de famílias inteiras, como é o caso de Márcia Melo e seus dois filhos Samantha e Alexsander Melo. A mãe participa das aulas de boxes pela manhã e os dois irmãos fazem capoeira à tarde.
“Antigamente era difícil conseguir vaga nesse tipo de projeto, tinha muita burocracia, mas hoje está mais simples e não podemos jogar fora essa oportunidade. Principalmente hoje em dia, prefiro as crianças aqui do que na rua. O esporte está dando outras oportunidades a essas crianças”, garantiu a mamãe e também atleta.
“Mudou muito nossa vida, porque é um tédio ficar em casa, e temos que ficar em casa por causa da violência. Então, aqui eles se distraem, fazem novas amizades, ficam um pouco longe das tecnologias por um tempinho e desenvolvem novas habilidades, como raciocínio lógico e coordenação motora, um problema que o menor tinha. O esporte muda a vida de uma pessoa”, completou.

Transformando vidas
Um dos alunos mais velhos da turma da Arena Paranauê, Rian Oliveira, de 15 anos, decidiu entrar no projeto só por curiosidade, mas acabou adorando a modalidade.
“A capoeira me chamou a atenção porque vi um professor fazendo uma aula na escola, colégio. E por isso resolvi fazer para ver se era bom, comecei a praticar e gostei. Me ajudou a melhorar minha flexibilidade e me sinto mais seguro porque aprendemos vários golpes”, comentou o garoto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes