TIRO COM ARCO
Renata Barros representará a Bahia em campeonato internacional
Baiana competirá no Sul Americano de Tiro com Arco, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 31 de março
Por Da Redação
A arqueira baiana Renata Barros representará a Bahia no WRE BRASIL 2024, que acontecerá em Maricá, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 31 de março, paralelamente ao Campeonato Sul Americano de Tiro com Arco. Essa será a primeira experiência da arqueira em um campeonato internacional de peso, que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer. A competição valerá para a atleta baiana ranquear a nível internacional. Atualmente, Renata Barros está entre as 10 melhores arqueiras do Brasil na categoria Barebow, representando o Clube Asas, fundado por ela em 2022.
Ainda pouco conhecido na Bahia, o Tiro com Arco começou a ser praticado no estado de forma amadora por grupos ligados à cultura medievalistas. E foi em um evento da cultura pop japonesa, em 2011 que a arqueira baiana teve o primeiro contato com o esporte.
“Eu vi uma atividade de luta de espada de um grupo medievalista e fiquei muito empolgada, pois eu gosto muito desse tipo cultura, porém, um tempo depois, eu fui em um evento desse grupo e vi uma atividade com arco e flecha de forma recreativa, e queria fazer parte daquilo. Nesse grupo medievalista, podíamos escolher personagens da cultura geek, como elfos, magos, druidas, por exemplo. Eu era apaixonada por elfos, como do filme Senhor dos Anéis, e eu queria ser uma elfa. Só que na época, havia uma pessoa que determinava quem seria cada personagem, e eu não poderia ser elfa, pois era baixa e gorda. Eu fiquei muito chateada com aquilo, então decidi que, se eu não poderia ser elfa, eu iria atirar melhor que os elfos, conhecidos por serem exímios arqueiros”, conta Renata.
Ela narra que começou a chegar mais cedo nos treinos e praticar muito o tiro com arco. “Eu era a pior da turma e com o tempo, e bastante treinamento, fui melhorando a precisão do meu tiro”, lembra.
A arqueira, que atualmente é presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), ainda conta que, nessa época, um engenheiro de São Paulo procurou o grupo para treinar o tiro com arco e começou a profissionalizá-los para não praticar sozinho. Ele cedeu equipamentos para o grupo.
“E foi nesta época que eu comecei a levar o esporte a sério”, relembra. Em 2018, a arqueira se profissionalizou através da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Após essa formação, foi instrutora em diversos grupos e clubes de tiro com arco em Salvador, quando decidiu empreender na área em 2022 e fundar o próprio clube - o Clube de Tiro com Arco Asas - com sede em Brotas e no Clube Espanhol.
Através de seu protagonismo no esporte e formação, Renata Barros foi eleita presidente da FBAF. “Isso tudo começou como uma brincadeira, querendo ser elfa e hoje faz parte da minha vida. E o que mais quero é continuar sendo uma atleta profissional na arquearia”, afirma Renata Barros.
Desde então, ela coleciona medalhas, tendo subido ao pódio por mais de 30 vezes ao longo de sua carreira, figurando entre as 10 melhores do país e quebrando os próprios recordes. Na Bahia, recentemente, ela quebrou o próprio recorde que havia estabelecido no tiro com arco em campeonato outdoor, com tiro a 50 metros. Agora, a baiana tem a oportunidade de ranquear a nível mundial e elevar o nome do esporte na Bahia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes