Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Rio Negro agoniza na Série C

A Tarde On Line
Por A Tarde On Line

Siga o A TARDE no Google

Google icon

O Rio Negro estava decidido a abandonar o Campeonato Brasileiro da Série C, mas depois de uma reunião que terminou na tarde desta quarta-feira na Federação Amazonense de Futebol, o clube reacendeu a esperança de permanecer na terceira divisão. No entanto, a sobrevivência do time na competição ainda está ameaçada.



"Existe a possibilidade da Secretaria de Esporte e Lazer de Manaus liberar o dinheiro para realizarmos a viagem e o jogo contra o Ferroviário, nesse domingo. Porém, caso isso não aconteça até uma hora da tarde de amanhã, vamos formalizar nosso pedido de desligamento da terceira divisão junto à CBF", explica Waldir Landim, gerente geral do Rio Negro, em entrevista ao jornalista Alan Verhine, do Jornal da Educadora da Bahia.



A crise na equipe estourou no início dessa semana com a greve dos jogadores por causa de três meses de salários atrasados. Agora, o time não tem dinheiro para pagar as viagens e hospedagens de jogadores e comissão técnica. "A prefeitura de Manaus afirmou que pagaria R$ 300 mil para nos ajudar na campanha da Série C até julho, mas o acordo até agora não foi cumprido", afirma Landim.



Caso o time realmente desista do torneio, o clube poderá ser penalizado segundo os artigos 203 e 204 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevêem multa que varia de R$ 50 a R$ 500 mil, além da proibição de dois anos da participação do time em competições oficiais, prazo que pode ser estendido caso a multa não seja quitada. "Imagine se a multa for de 200 mil reais? Não vamos ter condições de pagar e não poderemos voltar às competições oficiais por causa da dívida. É uma situação dramática para um clube que tem 16 títulos estaduais", lamenta Landim.



A situação do Rio Negro poderia ser menos desesperadora caso a equipe contasse com a ajuda de custo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a times da Série C, para jogos realizados a mais de 700 km de distância da cidade natal das equipes. No entanto, o pacote incluindo hospedagem e passagem para delegação formada por até 25 pessoas só é concedido a times oriundos da Série B – como Bahia e Vitória – ou aos primeiros representantes de cada Estado na competição – no caso baiano, o Colo-Colo, atual campeão estadual.



O Rio Negro é o lanterna do Grupo 25, o mesmo do Bahia. Como foi derrotado em todas as partidas, o time não perderia pontos para outros clubes do grupo em relação a confrontos passados, mas poderá ceder três pontos para cada jogo não disputado a partir do seu desligamento da Série C, de acordo com o artigo 204 do CBJD.



Caso a saída do Rio Negro se confirme, o tricolor baiano ganharia os pontos relativos à partida que seria disputada no próximo dia 30, na Fonte Nova., e garantiria a classificação para a próxima fase. A assessoria de imprensa da CBF informou ao Jornal da Educadora que a Confederação só vai se pronunciar sobre o assunto depois que receber o documento oficial pedindo a saída do clube do Amazonas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Vitória faz gol contra em lance bizarro no Estádio Pituaçu

Play

Bahia x Athletico: veja a revisão do VAR em pênalti polêmico anulado

Play

Luxemburgo recebe alta após internação em UTI e posta vídeo; assista

Play

Ex-Vitória, Mateus Gonçalves lança curso após sair da prisão: 'Superação'

x