ESPORTES
Santos faz campanha para doação de sangue na Baixada
A diretoria do Santos e a Secretaria Estadual de Saúde acertaram uma parceria para a campanha de incentivo de doação de sangue na Baixada Santista. O pontapé inicial será dado amanhã, antes do jogo entre Santos e Paraná, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cerca de sei mil panfletos com dicas sobre o tema e o passo a passo da doação serão distribuídos nos portões do estádio.
O objetivo principal é conscientizar torcedores, jogadores e funcionários do clube sobre a importância da doação voluntária. O Hemonúcleo de Santos, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, contribuiu com informações técnicas para a produção do material.
?Essa parceria é fundamental para mobilizar a população da Baixada. Os torcedores de futebol, em sua maioria, têm perfil potencial para a doação de sangue, um gesto de solidariedade que pode salvar vidas?, afirma a coordenadora do Hemonúcleo, Giuseppina Patavino.
A doação de sangue é voluntária. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador também deve manter-se alimentado e apresentar documento original de identidade, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou portador de hepatite B, hepatite C ou Aids.