Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AMISTOSO

Seleção encara Senegal em meio a 'acerto' com novo treinador

Carlo Ancelotti deve assumir a Canarinho, mas apenas em 2024

Daniel Farias e AFP

Por Daniel Farias e AFP

20/06/2023 - 6:30 h
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque -

Um dos acontecimentos mais aguardados no universo do futebol nas últimas semanas começa a ter um desfecho. A principal seleção do mundo, a brasileira, que vive uma fase de baixa nas últimas duas décadas, não tem um técnico definitivo desde o final da Copa do Qatar, no ano passado. As atuações pouco empolgantes e bastante contestáveis nos últimos jogos, todos amistosos, apenas amplificaram a urgência de um caminho para a Canarinho.

A situação de indefinição parece que, aos poucos, vem mudando. Na segunda-feira, na véspera do amistoso contra Senegal, que acontece nesta terça-feira, 20, no estádio José Alvalade às 16h (horário da Bahia), em Lisboa, o treinador Carlo Ancelotti, do Real Madrid, fechou um acordo verbal com a CBF para assumir a Seleção Brasileira, mas apenas depois do final do seu contrato com o Real Madrid, em junho do ano que vem. A entidade, inclusive, já se reuniu com o clube merengue para tratar do combinado.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Existia certa expectativa da CBF sobre uma possível liberação antecipada do técnico, o que não aconteceu. O motivo desse vislumbre é que o treinador teria se comprometido a assumir o Brasil antecipadamente caso fosse dispensado pelo Real. Enquanto Ancelotti não chega, Ramon Menezes e um outro treinador, ainda não escolhido, ficarão à frente da Seleção. A indicação será feita pelo próprio italiano.

Embora a decisão sobre a vinda de Ancelotti seja tratada como certa, o acordo, por enquanto, é apenas verbal, mas a entidade acredita que será cumprido. Se tudo continuar na configuração atual, com Ancelotti seguindo em Madrid até o ano que vem, as partes envolvidas provavelmente não vão tratar publicamente do assunto até janeiro, quando o técnico vai precisar comunicar formalmente à diretoria merengue a saída. Essa condução não apenas envolve questões burocráticas como sinaliza que o foco segue sendo o Real.

Diversos jogadores que entrarão em campo para enfrentar o Senegal são treinados pelo italiano, a exemplo de Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior. Outros atletas, como Casemiro e Richarlison, já integraram elencos de times comandados por Ancelotti. No elenco da Seleção, a posição favorável e a recepção positiva à chegada dele é, por enquanto, unanimidade, ao menos entre aqueles que trataram do assunto publicamente.

A partida contra Senegal é a última antes do início das Eliminatórias para a Copa de 2026. O Brasil estreará contra Bolívia e Peru, em setembro, e depois terá rodadas duplas em outubro (Venezuela e Uruguai) e novembro (Colômbia e Argentina).

Nesta terça, Ramon estará novamente à frente do elenco no banco de reservas, com um desafio maior. Sob seu comando, a Seleção sofreu com os mesmos problemas que a afligiram durante os seis anos da “era Tite” (2016-22): pouca criatividade e brilho, mas contra os guineenses mostrou poder ofensivo.

“Vamos entrar muito forte contra Senegal”, avisou Ramon, sobre o duelo que será disputado no estádio do Sporting de Portugal.

Desafio para convencer

Concentrado no Senegal, seleção que foi eliminada pela Inglaterra nas oitavas de final da Copa do Catar-2022, Ramon planeja recuperar os jogadores que tiveram mais minutos na vitória contra Guiné, na qual ocorreu atos antirracistas após os vários ataques sofridos por Vinícius Júnior na Espanha.

A Seleção deve manter o time que derrotou Guiné por 4 a 1, com Ederson no gol, Marquinhos e Militão na zaga, Casemiro no meio e um ataque com Vini e Richarlison.

Rodrygo, que foi titular no sábado, não treinou e, em caso de desfalque, será substituído por Malcom. O goleiro Alisson deve ficar de fora novamente devido a uma pancada na mão esquerda.

“A preparação para a Copa já começa agora para nós. É sempre importante vencer”, disse o capitão Casemiro ao canal SporTV no sábado

Apesar de terem empatado com o Benim, no sábado, em jogo das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, os senegaleses têm um time mais forte, liderado em campo por Mané, Kalidou Koulibaly e Nico Jackson. Os leões comandados por Aliou Cissé serão provavelmente um desafio maior que Guiné. A Seleção Brasileira, que parece estar, finalmente, se encaminhando para uma nova era, tem a oportunidade de vencer e convencer.

FICHA TÉCNICA:

Brasil x Senegal - Amistoso

Local: José Alvalade, Lisboa (POR)

Data e hora: 20 de junho, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Gustavo Correia (POR)

Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota (ambos de POR)

VAR: Hugo Miguel (POR)

Brasil - Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Malcom, Vini Jr. e Richarlison. Técnico: Ramon Menezes

Senegal - Dieng; Jakobs, Diallo, Koulibaly e Mendy; Kouyate, N. Mendy, Ciss; Mané, Jackson e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Cadeiras arremessadas: caos marca estreia de turnê de Messi na Índia

x