Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AMISTOSO

Seleção encara Senegal em meio a 'acerto' com novo treinador

Carlo Ancelotti deve assumir a Canarinho, mas apenas em 2024

Por Daniel Farias e AFP

20/06/2023 - 6:30 h
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque -

Um dos acontecimentos mais aguardados no universo do futebol nas últimas semanas começa a ter um desfecho. A principal seleção do mundo, a brasileira, que vive uma fase de baixa nas últimas duas décadas, não tem um técnico definitivo desde o final da Copa do Qatar, no ano passado. As atuações pouco empolgantes e bastante contestáveis nos últimos jogos, todos amistosos, apenas amplificaram a urgência de um caminho para a Canarinho.

A situação de indefinição parece que, aos poucos, vem mudando. Na segunda-feira, na véspera do amistoso contra Senegal, que acontece nesta terça-feira, 20, no estádio José Alvalade às 16h (horário da Bahia), em Lisboa, o treinador Carlo Ancelotti, do Real Madrid, fechou um acordo verbal com a CBF para assumir a Seleção Brasileira, mas apenas depois do final do seu contrato com o Real Madrid, em junho do ano que vem. A entidade, inclusive, já se reuniu com o clube merengue para tratar do combinado.

Existia certa expectativa da CBF sobre uma possível liberação antecipada do técnico, o que não aconteceu. O motivo desse vislumbre é que o treinador teria se comprometido a assumir o Brasil antecipadamente caso fosse dispensado pelo Real. Enquanto Ancelotti não chega, Ramon Menezes e um outro treinador, ainda não escolhido, ficarão à frente da Seleção. A indicação será feita pelo próprio italiano.

Embora a decisão sobre a vinda de Ancelotti seja tratada como certa, o acordo, por enquanto, é apenas verbal, mas a entidade acredita que será cumprido. Se tudo continuar na configuração atual, com Ancelotti seguindo em Madrid até o ano que vem, as partes envolvidas provavelmente não vão tratar publicamente do assunto até janeiro, quando o técnico vai precisar comunicar formalmente à diretoria merengue a saída. Essa condução não apenas envolve questões burocráticas como sinaliza que o foco segue sendo o Real.

Diversos jogadores que entrarão em campo para enfrentar o Senegal são treinados pelo italiano, a exemplo de Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior. Outros atletas, como Casemiro e Richarlison, já integraram elencos de times comandados por Ancelotti. No elenco da Seleção, a posição favorável e a recepção positiva à chegada dele é, por enquanto, unanimidade, ao menos entre aqueles que trataram do assunto publicamente.

A partida contra Senegal é a última antes do início das Eliminatórias para a Copa de 2026. O Brasil estreará contra Bolívia e Peru, em setembro, e depois terá rodadas duplas em outubro (Venezuela e Uruguai) e novembro (Colômbia e Argentina).

Nesta terça, Ramon estará novamente à frente do elenco no banco de reservas, com um desafio maior. Sob seu comando, a Seleção sofreu com os mesmos problemas que a afligiram durante os seis anos da “era Tite” (2016-22): pouca criatividade e brilho, mas contra os guineenses mostrou poder ofensivo.

“Vamos entrar muito forte contra Senegal”, avisou Ramon, sobre o duelo que será disputado no estádio do Sporting de Portugal.

Desafio para convencer

Concentrado no Senegal, seleção que foi eliminada pela Inglaterra nas oitavas de final da Copa do Catar-2022, Ramon planeja recuperar os jogadores que tiveram mais minutos na vitória contra Guiné, na qual ocorreu atos antirracistas após os vários ataques sofridos por Vinícius Júnior na Espanha.

A Seleção deve manter o time que derrotou Guiné por 4 a 1, com Ederson no gol, Marquinhos e Militão na zaga, Casemiro no meio e um ataque com Vini e Richarlison.

Rodrygo, que foi titular no sábado, não treinou e, em caso de desfalque, será substituído por Malcom. O goleiro Alisson deve ficar de fora novamente devido a uma pancada na mão esquerda.

“A preparação para a Copa já começa agora para nós. É sempre importante vencer”, disse o capitão Casemiro ao canal SporTV no sábado

Apesar de terem empatado com o Benim, no sábado, em jogo das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, os senegaleses têm um time mais forte, liderado em campo por Mané, Kalidou Koulibaly e Nico Jackson. Os leões comandados por Aliou Cissé serão provavelmente um desafio maior que Guiné. A Seleção Brasileira, que parece estar, finalmente, se encaminhando para uma nova era, tem a oportunidade de vencer e convencer.

FICHA TÉCNICA:

Brasil x Senegal - Amistoso

Local: José Alvalade, Lisboa (POR)

Data e hora: 20 de junho, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Gustavo Correia (POR)

Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota (ambos de POR)

VAR: Hugo Miguel (POR)

Brasil - Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Malcom, Vini Jr. e Richarlison. Técnico: Ramon Menezes

Senegal - Dieng; Jakobs, Diallo, Koulibaly e Mendy; Kouyate, N. Mendy, Ciss; Mané, Jackson e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Hebert Conceição nocauteia adversário no 1º round e brilha nos EUA

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

"Vivo", diz Maxi Biancucchi após fake news sobre morte; assista

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

VÍDEO: Rossi desabafa após tentativa de assalto no Rio de janeiro

Malcom pode assumir vaga de Rodrygo no ataque
Play

Veja análise do VAR que revogou expulsão de John contra o Bahia

x