Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES

ESPORTES

Sem recorde, Geoffrey Mutai vence Maratona de Berlim

Agência Estado
Por Agência Estado
| Atualizada em

O queniano Geoffrey Mutai venceu neste domingo a Maratona de Berlim ao superar o compatriota Dennis Kimetto, mas fracassou na tentativa de bater o recorde mundial. O atleta concluiu a prova em 2h04min15, 37 segundos mais lento do que a melhor marca de todos os tempos, registrado por Patrick Makau, com 2h03min38, na edição de 2011 da prova alemã.

De qualquer forma, Mutai obteve o melhor tempo de ano na maratona. Ele acelerou o ritmo no último terço da corrida, quando apenas Kimetto conseguiu acompanhá-lo. Os dois estavam em ritmo de recorde mundial, mas diminuíram nos últimos dois quilômetros. "Nós diminuímos no final. Eu tentei forçar, mas vi que não poderia fazê-lo porque tive um problema com uma das minhas pernas", disse Mutai.

Tudo sobre Esportes em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Kimetto foi apenas um segundo mais lento do que Mutai, sendo o mais rápido estreante da história da maratona, deixando de fora a Maratona de Boston, que não é levada em consideração para recordes. O também queniano Geoffrey Kipsang, de apenas 19 anos, terminou a prova em Berlim na terceira colocação, com o tempo de 2h06min12, em sua primeira maratona.

Mutai, de 30 anos, já tem o tempo mais rápido já registrado na maratona, quando venceu a prova de Boston em 2011 em 2h03min02. Porém, por causa do percurso da prova norte-americana, esta marca não é reconhecida como recorde mundial. Excluindo Boston, Mutai e Kimetto registraram neste domingo a quarta e quinta mais rápidas marcas da história.

Mutai também venceu a Maratona de New York no ano passado, mas vinha tendo uma temporada ruim até este domingo. Ele sofreu com o calor e teve que abandonar a Maratona de Boston, um dos fatores que levaram as autoridades quenianas a deixá-lo fora da equipe olímpica. Em Londres, a medalha de ouro foi conquistada por Stephen Kiprotich, de Uganda, que não participou neste domingo da Maratona de Berlim, assim como Makau.

A etíope Aberu Kebede venceu a versão feminina com o tempo de 2h20min30, à frente de Tirfi Tsegaye, que cronometrou 2h21min19. Olena Shurhno, da Ucrânia, ficou em terceiro lugar, com 2h23min32.

Assim, a etíope, de 23 anos, repetiu o seu título de 2011 na Alemanha e registrou a melhor marca da sua carreira. Ela, porém, não conseguiu bater o recorde da Maratona de Berlim, que é da japonesa Mizuki Noguchi, com 2h19min12 em 2005.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas