Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
24/07/2023 às 11:28 - há XX semanas | Autor: Marcos Valença e Marcello Góis

ENCONTRO E TORCIDA PELO BRASIL

SPM-BA realiza ação na estreia do Brasil na Copa do Mundo feminina

Evento teve exibição do jogo e contou com presença de autoridades e servidores

Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira  na Copa do Mundo feminina
Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina -

Secretaria de Políticas para as Mulheres promoveu, na manhã desta segunda-feira, 24, a ação "Futebol Feminino é com a SPM", para valorização e o debate sobre a inclusão das mulheres no futebol. Durante o evento, que ocorreu no Clube dos Empregados da Petrobras CEPE), no bairro de Stella Maris, em Salvador, foi servido um café da manha durante a estreia da Seleção Brasileira contra o Panamá na Copa do Mundo feminina.

A iniciativa contou com a presença de autoridades locais e nacionais ligadas ao esporte, além de servidores que torceram para o Brasil. O diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, falou sobre sua torcida para a Seleção Brasileira e também das ações da pasta para o esporte feminino no estado.

"Hoje o protagonismo é todo feminino. Essas meninas quando vestem a camisa amarela, elas sabem que tem 200 milhões acompanhando e torcendo. Tenho certeza que faremos uma excelente campanha nessa Copa do Mundo", disse Neto ao Portal A TARDE.

"Na Bahia, temos iniciativas que estão em curso com o esporte feminino. Como o tema é futebol, temos o núcleo que funciona no estádio de Pituaçu do programa "Esporte na cidade". com 150 meninas e premiado pela ONU, que garante orientação pedagógica e para o futebol profissional. Nós teremos em outubro a Copa Loreta Valadares de futebol feminino, com mais de 20 equipes. Estamos em conversa com a Federação Bahiana de Futebol com Doutor Manfredo Lessa [vice-presidente da FBF], sobre o apoio do governo da Bahia para o Campeonato Baiano feminino, que começa no próximo dia 30 julho. Tenho certeza que nossas meninas vão brilhar muito", completou.

Quem também marcou presença foi Edcarlos Santos, ex-jogador de futebol e representante do Ministério do Esporte. Ele ressaltou o encontro promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres para torcerem para a Seleção na Copa do Mundo e da importância da competição para a categoria.

"Ótima iniciativa da SPM, que está fazendo esse encontro com as meninas prestigiarem nossas atletas, que merecem uma atenção especial. Hoje representando o Ministério do Esporte, temos promovidos várias ações para os próximos quatro anos estarem fazendo valer o trabalho que o futebol feminino vem fazendo a anos. E essa Copa do Mundo vem a calhar exatamente dentro daquilo que temos pensado como Ministério", disse em entrevista ao Portal A TARDE.

Edcarlos também comentou sobre o trabalho focado não só no futebol, como também em outras modalidades por todo o país. O objetivo é dar mais oportunidades e profissionalização as atletas.

"Podemos assim dizer que ter o seu devido protagonismo. Não apenas por simplesmente serem mulheres, e sim porque são verdadeiramente talentosas. Existem talentos perdidos que podemos oportunizar e elas poderem estar ajudando suas famílias e estarem com uma profissão. Já passou de hora da gente dar a devida valorização. Todas as ações e modalidades temos que estar valorizando e apoiando. É isso que estamos fazendo", pontuou.

A Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, comentou sobre as dificuldades das atletas no futebol feminino e mostrou confiança no processo de melhora das condições ideais de trabalho.

"Nós estamos querendo mostrar a importância das nossas atletas nessa Copa do Mundo e a importância do futebol brasileiro que não é só masculino. E também o empoderamento das nossas atletas. O futebol e todo o esporte é uma prioridade para a Secretaria de Políticas para as Mulheres e também do governo do estado. Estamos aqui civilizando a sociedade para assistir o jogo, porque esta Copa tem a mesma importância da Copa Masculina. Nesse momento que nós mulheres sofremos assédios e violências de gênero na sociedade, essas atletas passam por este processo. Sabemos a desigualdade de salários, de patrocínios e oportunidades. É muito difícil e desafiador pra elas. Elas estão brilhando hoje e vamos ser campeões mundiais no futebol feminino", explicou.

A Secretária Elisângela Araújo confirmou que os encontros durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina terão continuidade.

"Temos uma pauta de esporte e lazer importante, dialogando com a Sudesb e com as nossas deputadas da importância de fortalecer e valorizar o futebol e outros esportes. Veio a Copa e então, vamos assistir aos jogos juntos e que comece a sensibilizar e valorizar esse momento. Deu certo e vamos fazer em todos os jogos", concluiu.

Assuntos relacionados

copa do mundo feminina Secretaria de Políticas para as Mulheres SPM

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

copa do mundo feminina Secretaria de Políticas para as Mulheres SPM

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

copa do mundo feminina Secretaria de Políticas para as Mulheres SPM

Publicações Relacionadas

A tarde play
Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira  na Copa do Mundo feminina
Play

Vídeo: Goleiro atingido por PM dentro de campo revela estar "abalado"

Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira  na Copa do Mundo feminina
Play

Dentro de campo, goleiro leva tiro disparado por policial; assista

Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira  na Copa do Mundo feminina
Play

VÍDEO: Darwin Núnez troca socos com torcedores na arquibancada

Autoridades e servidores públicos vibraram com o jogo da Seleção Brasileira  na Copa do Mundo feminina
Play

Musa do OnlyFans tatua nome de craque em local inusitado

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA