Sudesb realiza evento de inclusão para servidores | A TARDE
Atarde > Esportes

Sudesb realiza evento de inclusão para servidores

Jornada aconteceu no estádio de Pituaçu

Publicado segunda-feira, 15 de maio de 2023 às 20:48 h | Autor: Da Redação
Reunião faz parte de uma série de Encontros quinzenais que ocorrem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), sob a coordenação de Nayara Falcão
Reunião faz parte de uma série de Encontros quinzenais que ocorrem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), sob a coordenação de Nayara Falcão -

Na Tribuna de Honra do estádio de Pituaçu, nesta segunda-feira,  15, os funcionários da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), participaram da Jornada da Inclusão, cujo foco foi "A Importância Social da Inclusão de Pessoas com Deficiência".

A palestra, ministrada por Sidney Reis Borges, psicólogo, membro da câmara temática do trabalho decente para pessoas com deficiência e conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorreu na Tribuna de Honra do estádio de Pituaçu.

A reunião faz parte de uma série de encontros quinzenais que ocorrem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), sob a coordenação de Nayara Falcão, atleta de paracanoagem e responsável pelo Núcleo de Paradesporto da Sudesb. Segundo ela, o objetivo era "despertar nos servidores uma maior sensibilidade em relação às pessoas com deficiência (PCD)".

Durante sua palestra, o palestrante Sidney compartilhou diversos relatos sobre as dificuldades que enfrentou em relação à acessibilidade em espaços públicos e privados. Em uma de suas histórias, ele mencionou ter sido obrigado a sair de um local por não haver banheiro adaptado disponível.

"Infelizmente, essa situação é bastante comum. Em muitos casos, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados, não há instalações adequadas para pessoas com deficiência. É crucial que os órgãos públicos intensifiquem sua fiscalização para garantir o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência", falou Sidney.

O próximo encontro da capacitação sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) está marcado para o dia 22, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Serão realizadas duas sessões: uma pela manhã, das 9h às 11h30, e outra à tarde, das 14h às 17h, para atender diferentes grupos de participantes. O tema abordado será "O Esporte como Ferramenta de Formação e Inclusão Psicossocial da Pessoa com Deficiência".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS