Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Thiago Braz faz índice para a Olimpíada e fica perto do Pan no salto com vara

Demétrio Vecchioli | Estadão Conteúdo

Por Demétrio Vecchioli | Estadão Conteúdo

26/05/2015 - 18:42 h | Atualizada em 19/11/2021 - 6:51

Thiago Braz causou um racha no atletismo brasileiro, mas começa a colher os frutos da decisão de romper com o técnico Elson Miranda, que o formou, mudar-se para a Europa e trabalhar exclusivamente com o ucraniano Vitaly Petrov. Nesta segunda-feira, o campeão mundial juvenil de 2012 garantiu o índice olímpico no salto com vara ao ganhar a medalha de ouro no Meeting de Ostrava (República Checa).

Thiago precisava passar 5,70m para se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, mas completou a prova com uma marca ainda melhor: 5,75m, que lhe dá o quinto lugar do ranking mundial. O garoto, de 21 anos, já tinha o índice para o Mundial porque saltou 5,65m no Troféu Brasil, no fim de semana retrasado, em São Bernardo do Campo.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Depois de romper com Elson (marido e técnico de Fabiana Murer), no fim do ano passado, Thiago mudou-se para Fórmia, na Itália, onde agora mora e treina sob os comandos de Petrov, ex-técnico de Yelena Isinbayeva e Serguei Bubka. O atleta também mudou de clube e compete pela Orcampi, de Campinas. Seus antigos companheiros de equipe na BM&F Bovespa, Augusto Dutra e Fábio Gomes, já estão classificados para o Mundial, mas ainda não para a Olimpíada.

A vitória desta segunda-feira, até mais do que o índice para os Jogos Olímpicos, que sairia mais cedo ou mais tarde, valeu a vaga provisória nos Jogos Pan-Americanos. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai convocar os dois melhores de um ranking que fecha no próximo domingo. Thiago estava empatado com Augusto (ambos com 5,65m) e agora assumiu a ponta da lista, que era de Fábio (5,71m).

Teoricamente, Thiago ainda pode ficar de fora da Olimpíada, mas é muito improvável que um quarto atleta faça índice, ainda mais superando 5,75m. O quarto nome do Brasil na prova hoje é João Gabriel Santos, que tem 5,42m como sua melhor marca na temporada.

DELEGAÇÃO - Com a classificação do primeiro atleta do salto com vara masculino, o Brasil já tem a garantia de 39 atletas no atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio, incluindo as 24 credenciais disponibilizadas para as provas de revezamento 4x100m e 4x400m. Também estão classificados seis maratonistas (três homens e três mulheres), três marchadores (dois homens e uma mulher), Fabiana Murer (salto com vara), Keila Costa (salto em distância), Andressa de Morais (lançamento do disco), Eder Souza (100m com barreiras) e Thiago André (1.500m).

Além deles, já têm índice Ana Claudia Lemos (100m e 200m), Rosângela Santos (100m), Victoria Rosa (200m), Aldemir Gomes (200m), Bruno Lins (200m), Henderson Estefani (400m com barreiras) e Geisa Coutinho (400m), mas todos entram na conta dos revezamentos.

OUTROS RESULTADOS - No salto triplo, Jean Cassimiro Rosa (Rezende-RJ) ficou em quinto em Ostrava, com apenas 15,69m, longe do índice olímpico de 16,90m. Esposa de Marilson, Juliana Paula Gomes dos Santos (BM&F) foi prata em um Meeting em Rehlingen (Alemanha) nos 3.000m com obstáculos. Com 9min55s92, ficou a cerca de 10 segundos da classificação olímpica. Por fim, no mesmo evento, Cleiton Abrão ganhou bronze nos 800m, com 1min47s91. O índice olímpico da prova é 1min46s00.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

Play

Ancelotti elogia torcida do Vitória e "ambiente bonito" do Barradão

x