LIGA DOS CAMPEÕES
Uefa tira final da Champions da Rússia e transfere para França
Partida seria disputada em São Petersburgo e passou para Paris
Com a Rússia envolvida em uma guerra com a Ucrânia, a Uefa anunciou nesta sexta-feira, 25, que a final da Liga dos Campeões não será mais disputada no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O novo palco da decisão marcada para o dia 28 de maio é Stade de France, em Paris.
"A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos. Junto com o governo francês, a Uefa vai dar suporte a vários envolvidos para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento", declarou a Uefa.
Uma importante decisão do Comitê Executivo da Uefa é de que os clubes Rússia e da Ucrânia, assim como seleções em competições continentais, terão de mandar seus jogos em estádios neutros, "até segunda ordem".
Paris não recebe a decisão da Liga dos Campeões desde a temporada 2005/06 quando o Stade de France foi palco da vitória do Barcelon contra o Arsenal.
O Kremlin criticou a mudança da final decidida pela Uefa. "É uma pena que tal decisão tenha sido tomada", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. "São Petersburgo teria proporcionado as condições ideais para a realização do evento".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro