Vinicius Rodrigues: Conheça o medalhista paralímpico que entrou no BBB | A TARDE
Atarde > Esportes

Vinicius Rodrigues: Conheça o medalhista paralímpico que entrou no BBB

Atleta foi um dos 'camarotes' que entraram na 24ª edição do Big Brother Brasil

Publicado sábado, 06 de janeiro de 2024 às 15:56 h | Atualizado em 06/01/2024, 16:39 | Autor: Beatriz Amorim
Vinicius Rodrigues nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Vinicius Rodrigues nos Jogos Paralímpicos de Tóquio -

Um dos destaques dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, Vinicius Rodrigues, de 29 anos, faz parte do grupo 'camarote' do Big Brother Brasil 2024. Atleta do atletismo do Time Brasil é o segundo participante PCD da história do programa, a primeira foi a também atleta paralímpica, Marinalva de Almeida, em 2016. 

O atleta é de Rosana, no interior de São Paulo, mas cresceu na cidade de Maringá, no Paraná, onde reside até hoje. A história de Vinicius com o esporte paralímpico iniciou com 19 anos, há 10 anos, quando sofreu um acidente de moto e acabou perdendo a perna esquerda. Ainda no hospital, enquanto se recuperava da amputação, ele recebeu uma visita da atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina, que o inspirou a entrar na modalidade. 

Aos 29 anos, Vinicius é pai de Ana Luiza, de sete anos, e se divide entre a vida familiar e o atletismo. Detentor do recorde mundial com o tempo de 11s95, o mesmo disputa na categoria dos 100 metros rasos da classe T63, destinada a corredores que passaram por amputações acima do joelho

Vinicius Rodrigues é anunciado no BBB 24
Vinicius Rodrigues é anunciado no BBB 24 |  Foto: Divulgação / Globo

Na sua estreia em Paralimpíadas, em Tóquio 2021, o atleta bateu o recorde da modalidade nas semifinais da categoria. Já na decisão, ficou com a medalha de prata após ficar só um centésimo atrás do primeiro colocado. 

Neste ano, após a temporada na casa mais vigiada do Brasil, Vinicius quer conquistar a classificação aos Jogos de Paris através do Mundial do Japão, que irá ocorrer em Maio. Caso não consiga a vaga desta forma, ele terá que correr abaixo da marca de 12s12 até o dia 16 de junho. 

Além da medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o 'Brother' já conquistou medalha de bronze nos 100m rasos do Campeonato Mundial de Dubai, em 2019, e o segundo lugar no Mundial de 2023, realizado em Paris. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS