Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/07/2024 às 8:01 - há XX semanas | Autor: Felipe Paranhos

ESPORTES

Virna Jandiroba sobe no ringue do UFC em busca do cinturão

Baiana de Serrinha encabeça, pela primeira vez, um card da categoria

Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos
Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos -

Todo o esforço dos 14 anos da carreira de Virna Jandiroba será recompensado hoje, em Las Vegas (EUA). A baiana de Serrinha encabeça, pela primeira vez, um card do UFC, fazendo a luta principal do evento contra Amanda Lemos, pelos pesos-palhas (até 52kg). E uma vitória pode mesmo render uma disputa pelo título até porque ela prometeu, em entrevista exclusiva, que vai pedir essa chance.

Apesar de hoje a ‘Carcará’ ser a quinta colocada no ranking, o cenário da categoria pode permitir que ela fure a fila por uma vaga de desafiante ao cinturão. Isso porque três das quatro lutadoras acima dela perderam recentemente ou entre si ou para a campeã, Weili Zhang, e a atleta restante, a americana Tatiana Suarez, tem a carreira frequentemente interrompida por lesões que travam sua ascensão no Ultimate. Ela, inclusive, enfrentaria Amanda em fevereiro, mas outra vez se contundiu.

Por sua vez, caso vença Lemos, Virna chegará à quarta vitória consecutiva e pode se encaixar no timing ideal para disputar o cinturão.

“Essa minha luta de sábado pode definir, sim. Sobretudo porque a Amanda já lutou contra a Weili Zhang, né? Eu nunca lutei, então acho que é uma boa luta, porque ainda não foi feita”, declarou a baiana.

Ao vencer Lupita Godinez, em abril, Virna pediu lutas maiores e reclamou de “falta de boa vontade” do Ultimate ao agendar seus combates. Deu certo, e ela agora lidera um card contra a terceira do ranking. Por isso, já sabe o que vai fazer caso vença Amanda: pedir uma disputa pelo cinturão. “A gente tem que ter uma posição mais de se impor, dizer também o que a gente quer, porque, se você não fala, é difícil [pro UFC] saber. Então, eu também assumo a responsabilidade disso”, declarou.

“Estou muito feliz agora com a oportunidade, pelo reconhecimento do meu potencial, porque de fato eu sempre aceitei todas as lutas sem pestanejar, inclusive a minha última em tempo recorde. Então, me senti ali no direito de pedir uma luta à frente. E essa é uma posição que eu tenho adotado agora na minha vida de forma geral, mais madura também. É uma atitude sóbria, não arrogante, mas de merecimento mesmo”, acrescentou.

Maturidade

Aos 36 anos, Jandiroba analisou sua carreira e apontou que aprendeu a lidar com os limites de seu corpo, treinando de forma mais inteligente e evitando lesões. No entanto, uma outra transformação visível é na mentalidade, hoje também voltada para a sua valorização dentro dos negócios do MMA.

“Acho que eu era talvez um tanto rígida, tinha algumas crenças também. Tipo de ‘Não, basta você ser bom [para ganhar as oportunidades]’. E não é bem por aí, entendeu? É como o treino: a gente pode fazer as coisas acontecerem de forma mais fácil. Então, estou muito mais maleável quanto a isso. Entendendo como estar no jogo, como jogar o jogo”, afirmou.

Evitando a armadilha do tantas vezes forçado ‘trash talk’ – quando um lutador provoca o outro com declarações agressivas –, Virna destacou o modo que encontrou para se fazer notada pela organização. “Achei um caminho do meio, de autoafirmação, de merecimento, que é interessante pra mim, mas que não fere o que eu acredito”, concluiu a lutadora, que tem 20 vitórias e só três derrotas na carreira.

Time brasileiro

Além de Virna, estarão no card outros quatro representantes do Brasil: Kaynan ‘Bahia’ Kruschewsky – que, apesar do apelido, é paulista – enfrenta Kurt Holobaugh pelos leves (até 70kg); Bruno ‘Bulldog’ Silva encara Cody Durden nos moscas (até 57kg); Dione Barbosa mede forças contra Miranda Maverick, na categoria feminina dos moscas, a mesma em que duelam Luana ‘Dread’ Carolina e Lucie Pudilova.

Assuntos relacionados

esporte baiano UFC ultimate fighting championship Virna Jandiroba

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

esporte baiano UFC ultimate fighting championship Virna Jandiroba

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

esporte baiano UFC ultimate fighting championship Virna Jandiroba

Publicações Relacionadas

A tarde play
Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos
Play

"Aonde queremos chegar?", questiona Ceni após 9º triunfo na Série A

Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos
Play

Vídeo: Goleiro atingido por PM dentro de campo revela estar "abalado"

Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos
Play

Dentro de campo, goleiro leva tiro disparado por policial; assista

Atual 5a do ranking fará luta principal do evento contra Amanda Lemos
Play

VÍDEO: Darwin Núnez troca socos com torcedores na arquibancada

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA