ESPORTES
Vitória segura 1 a 0 com Guarani e encosta nos líderes

Por Vitor Villar
Dizem por aí: disputar a Série B é viver uma guerra a cada rodada. Foi assim o jogo do Vitória desta terça-feira, 12, diante do Guarani, no Estádio do Barradão. Após um ótimo primeiro tempo, o Leão chegou a ser sufocado pelo adversário, mas conseguiu segurar o 1 a 0 que garante o rubro-negro no G-4 da competição.
Na etapa inaugural, o Vitória mostrou um time talentoso e bastante ofensivo. Armado com quatro homens de ataque, o Leão pressionou o Bugre do começo ao fim, mas não conseguiu marcar. Tudo bem, já que, no primeiro minuto do segundo tempo, Victor Ramos desviou de cabeça um cruzamento de Tartá e colocou o Vitória em vantagem.
Porém, a exemplo do jogo contra o Boa Esporte, na sexta passada, a equipe de Paulo César Carpegiani recuou mais uma vez quando estava a frente do placar, e chegou a ser sufocada pelo Guarani em seu campo de defesa, apesar de estar jogando no Barradão. Neste momento, o rubro-negro contou com o apoio da torcida, que empurrou o time para segurar o triunfo.
Os três pontos conquistados nesta terça deixam o Vitória na 3ª posição da tabela, com os mesmos 13 pontos dos líderes América-MG e América-RN. A diferença entre eles é que o Leão tem 6 gols de saldo, contra 7 da equipe potiguar e 9 da mineira. Logo atrás, em quarto, vem o Criciúma, que soma 12 pontos. Os três ainda jogam nesta 6ª rodada.
Agora, o Vitória entra num pequeno recesso de dez dias, pois só encara a próxima partida no dia 23 de junho, um sábado, diante do Goiás, no Serra Dourada. A partida será válida pela 7ª rodada da Série B 2012. O Esmeraldino ainda joga por esta 6ª rodada, no sábado, 16, contra o Atlético-PR, no Gigante do Itiberê.
Vitória domina – O esquema ofensivo utilizado por Paulo César Carpegiani acabou funcionando durante o primeiro tempo. Com boa movimentação no ataque, o rubro-negro criou as melhores oportunidades e por muito pouco não abriu o placar.
Porém, quem balançou a rede para valer foi o Guarani. Logo aos 4 minutos, Ronaldo marcou, mas o árbitro apontou a posição irregular do atacante, anulando o tento. Aos 12, o Vitória revidou. Neto Baiano cobrou falta e a bola sobrou na pequena área para Uelliton, que chutou em cima do goleiro Emerson. No lance seguinte, o mesmo Uelliton desviou de cabeça a cobrança de escanteio, raspando a trave do Guarani.
Os melhores lances do Leão surgiram após os 16 minutos. Foi quando Tartá fez uma linda jogada pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou na medida para Neto Baiano, que carimbou uma cabeçada na trave de Emerson. A presão continuou: aos 24, o artilheiro do Brasil invadiu a área pela direita e chutou em cima do goleiro. E aos 29, Dinei encontrou Marquinhos livre na pequena área, e o atacante chutou cruzado, direto na trave do Bugre.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Guarani conseguiu equilibrar a disputa e chegou a assustar o Vitória em algumas oportunidades. O time campineiro chegou até a balançar as redes pela segunda vez: aos 33, Ronaldo completou cruzamento de Chiquinho, mas o atacante estava em posição irregular, detalhe que não fugiu aos olhos do assistente. Desta forma, o jogo foi caminhando para o intervalo sem mudanças no placar.
Vantagem e sufoco – Se o gol não saiu no primeiro tempo, ele apareceu logo no primeiro minuto da etapa complementar. Após um escanteio, Tartá recebeu na esquerda e cruzou na pequena área; Victor Ramos subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes de Emerson. 1 a 0 para o Vitória!
Mesmo com uma vantagem nada confortável no placar, o Leão foi recuando aos poucos, até que, quando a torcida percebeu, o time já estava todo em seu campo de defesa. O Bugre, então, aproveitou a gentileza do anfitrião e partiu para cima. Aos 6 minutos, Bruno Recife entrou na área e chutou cruzado raspando a trave. Aos 8, Danilo entrou na área novamente pela esquerda e cruzou rasteiro para Kleiton Domingues, que completou por cima do travessão.
O técnico Carpegiani interviu de imediato, trocando o atacante Dinei pelo meia Eduardo Ramos. Do outro lado, Vadão abriu o time, tirando o lateral Chiquinho e colocando o meia Medina. A pressão do Guarani continuou: aos 25, Max Pardalzinho desperdiçou uma chance incrível, chutando para torto quando estava frente a frente com Douglas. Aos 34, Bruno Recife achou Ronaldo dentro da área, mas o atacante deixou a bola escapar e a zaga do Leão afastou.
Por volta dos 40 minutos, o time de Vadão pressionou com uma série de escanteios na área rubro-negra. Aos 44 minutos, até o artilheiro Neto Baiano apareceu na defesa para afastar mais um cruzamento perigoso do Bugre em direção ao gol. A pressão continua até os 50 minutos, quando finalmente o árbitro apita e encerra o sufoco do Leão, que segue no G-4.
Vitória 1 x 0 Guarani - 6ª rodada da Série B 2012.
Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA).
Data: Terça-feira, 12 de junho.
Horário: 21h.
Público: 6.526 pagantes.
Renda: R$ 61.970,00.
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR/CBF).
Assistentes: José Carlos Dias Passos (PR/CBF) e Adair Carlos Mondini (PR/CBF).
Gols: Victor Ramos (no 1º minuto do segundo tempo) para o Vitória.
Cartões amarelos: Uelliton, Wellington Saci e Léo (Vitória); Thiaguinho, Emerson, Kleiton Domingues, Domingos e Danilo Sacramento (Guarani).
Vitória: Douglas; Léo, Rodrigo, Victor Ramos e Welligton Saci (Gabriel Paulista); Uelliton (Michel), Rodrigo Mancha, Marquinhos e Tartá; Dinei (Eduardo Ramos) e Neto Baiano. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Guarani: Emerson; Chiquinho (Medina), Domingos, André Leone e Bruno Recife; Jackson (Rafinha), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Kleiton Domingues; Thiaguinho (Max Pardalzinho) e Ronaldo. Técnico: Vadão.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



