FOFURA!
Fenagro revela novos “bichos influencers” que roubam a cena e os cliques
Animais viram celebridades e emocionam famílias

Por Madson Souza

Do pequeno pônei ao maior dos bois, os bichos são as grandes estrelas da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2025), capazes de encantar de criancinhas aos adultos. O fascínio por esses animais é completo. Os mais de 3 mil espécimes na feira recebem carícias, aparecem em fotos e vídeos para redes sociais, e são tratados como celebridades. Essa relação de proximidade entre humanos e animais está por todo o Parque de Exposições e é capaz de emocionar os que visitam o evento.
Para a pequena Cecília Brunelle, de apenas 1 ano e 4 meses, todos os animais da feira foram eleitos como o mais fofo, mas de acordo com seu pai Mario Brunelle, 48, a experiência mais especial foi com o pônei. “Ela montou e não queria mais sair. Tivemos que pagar volta por volta, mas a gente tem que aproveitar esse momento que a Fenagro nos proporciona de trazer ela pra conhecer o mundo animal”, conta.
Mas nem sempre essa relação de afeto e apego com os bichinhos vem de imediato. A reação inicial de Beatriz dos Reis, de 5 anos, e Pedro Ravi, de 3, foi de certo receio diante dos animais do mundo rural. Porém, aos poucos a relação foi saindo do medo e passando para a curiosidade e animação. No primeiro momento apenas observando, bastaram alguns minutos para Beatriz e Pedro tirarem fotos próximos aos animais e sem medo de fazer uma carícia.

Contato
O pai dos pequenos, Adelino Reis, 31, fala sobre como foi acompanhar essa aproximação. “Começaram receosos porque não tem muito contato com esses animais e ainda estão com um pouco de medo, mas estão desbloqueando. É uma coisa que a gente da cidade não vê tanto, então esse é o momento pra ter esse contato”, diz.
Com tanta aproximação, é preciso também atenção. A maior parte dos animais na Fenagro é adestrado e dócil, mas ainda assim vale analisar o cenário para entender o que pode e o que não pode fazer, como explica a estudante de medicina veterinária Mariana Andrade, 24. “Não pode alimentar. Foge das regras. O contato físico depende, mas tem que respeitar o animal e o ambiente. O espaço dele e não pode ser invasivo. Tem que ver como ele está reagindo”, diz.

A professora de inglês Aline Pizani, 41, aproveitou a oportunidade do passeio da Fenagro para tirar os filhos (Luca, 05, Luigi, 02, e o amigo dos filhos, João, 05) da frente da televisão. “Eles têm que ter essa vivência com a natureza. Ter esse contato pra criar anticorpos, pra sentir o que é uma planta, um animal de verdade. Não só vendo na tela da televisão. Tem que trazer os filhos pra ver ao vivo”, afirma.
Adoção de pets
Além dos animais do campo, os cães e gatos também têm seu espacinho na Fenagro e estão disponíveis para adoção. O local é visitado mesmo por quem não pretende adotar um bichinho, mas só quer ver a beleza e a fofura dos felinos e dos “doguinhos”. Já foram adotados 14 gatos nesta edição da Fenagro e a expectativa é de superar o número do ano passado, que foram 30, conforme Érica Medeiros, a dona do Dom Felino Cat Spa, que cuida do espaço dos gatos na feira.
“É um momento de conscientizar as pessoas de que a adoção é possível, que você pode ter um bichinho que já vai saudável, castrado, vacinado, vai se adaptar bem na sua casa e não precisa comprar. Basta ter amor e adotar. Já tivemos 14 adotados e o pessoal vem, olha, conversa. Tem sido uma experiência bem legal”, comenta Érica.

Nenhum cachorro foi adotado ainda na Fenagro, mas a recepção no espaço organizado pelo projeto “Adote um Lovinho” vem sendo muito boa, diz Ana Paula Gaião, que atua no local. Os cachorros, em busca de doadores, passeiam com a coleira pela feira e geram simpatia por onde passam, mas, conforme Ana, o desafio da adoção reside no fato deles não serem mais filhotes.
“Algumas pessoas querem só filhotes, mas converso sempre dizendo que tem uma vantagem em levar um cachorro como a Belinha, que já tem dois anos, porque ela não cresce mais, não vai destruir nada em casa que nem filhote. Vou conversando pra tirar esse imaginário que só serve filhote pra adoção. Os cães adultos e idosos também merecem ser adotados”, afirma.
Os cães e gatos seguem disponíveis pra adoção na Fenagro.
Fenagro 2025
A Fenagro 2025 é apresentada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com a realização do Grupo A TARDE e produção da On Line Entretenimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



