FENAGRO
Leilões e animais de alta genética são estrelas da Fenagro 2025
Confira as raças e os leilões confirmados na feira de agronegócio

Por Miriam Hermes

O melhor da produção rural da Bahia vai abrilhantar a 34ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), comemorando os excelentes resultados da pecuária baiana que alcançou número recorde de bovinos, com 13,7 milhões de cabeças em 2024, contra 13,2 milhões em 2023, representando crescimento de 3,5%.
Os dados são da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do IBGE divulgada em setembro deste ano e dimensionam a atividade como importante geradora de emprego e renda no campo, sendo a principal atividade econômica em diversas regiões da Bahia.
Neste clima positivo, também os equinos tiveram expansão de 3,5%, passando para 475.024 cabeças no ano passado, os ovinos cresceram 2,6% em 2024 passando para 5,1 milhões de animais e os caprinos somaram 4,2 cabeças, alta de 6,2% sobre 2023.
Vale destacar que a Bahia tem os maiores rebanhos de ovinos e caprinos do país e os resultados da caprinovinocultura é decisiva para a Bahia chegar na 7ª posição no ranking geral da pecuária brasileira, respondendo por 5,7% do rebanho do país.
Os números refletem a pujança estadual que combina a vasta extensão territorial, o crescimento da produção de grãos para a ração, as políticas focadas no fortalecimento do agronegócio baiano e a determinação dos criadores.
Toda esta potência estará representada no Parque de Exposições de Salvador, que funciona como uma vitrine do trabalho de seleção de raças e melhoria genética com iniciativas que valorizam o trabalho no campo.
Em 2024, após quatro anos sem a realização da feira, o parque recebeu 3 mil animais de diversas regiões da Bahia e de outros 11 estados. Nos leilões, marcados pela alta genética dos animais, os criadores movimentaram R$ 8,1 milhões.
O nível técnico dos animais que participaram da retomada da feira no ano passado, de acordo com o coordenador técnico do segmento de Animais na Fenagro, Paulo Guedes, foi muito bom pelo número de participantes e pela qualidade genética do plantel exposto no parque.
Ele pontuou que a expectativa é que a edição de 2025 supere a edição de retomada do evento entre o final de novembro e início de dezembro do ano passado. “Organizamos de modo que cada presidente das associações que confirmaram participação vai cuidar da programação da sua raça”, destacou.
Para Guedes, a meta é trazer a cada nova edição da Fenagro mais plantéis em quantidade e qualidade genética do interior do estado para o Parque de Exposições, brindando os visitantes com o melhor do rebanho baiano. “Este ano teremos mais ranqueamentos e leilões, grandes atrativos para os pecuaristas”.
Presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Almir Lins estimou que entre 800 a 900 ovinos e caprinos estarão no parque através de 30 expositores. Além dos baianos, também participam pecuaristas de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraná.
Ele salientou que 90% da caprinovinocultura no estado está na agricultura familiar, como atividade de subsistência com pequenos rebanhos, enfatizando que existe um trabalho de melhoria genética que está em andamento, notadamente nas propriedades mais estruturadas. Para Lins, embora os preços tenham oscilações “sempre temos mercado, pois a oferta não acompanha a demanda e faltam produtos de qualidade para suprir a procura”.
Para esta edição da feira a associação está trabalhando na organização da Final da Copa Accoba Tratador Top Edição 2025 e no Prêmio Accoba Tratador Fest. Outra iniciativa que deve atrair as atenções no Parque é o tradicional Torneiro Leiteiro, organizado pela Associação Baiana de Criadores de Gir (ABCG).
A Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN), que em 2024 ranqueou animais dos grupos Padrão e Mocho, levará este ano também cerca de 70 animais Nelore Pelagens (preto e vermelho). Os Mocho serão aproximadamente 80 cabeças e Padrão cerca de 50 animais, de acordo com o presidente da associação, Paulo Machado.
“Nossa perspectiva para a Fenagro está boa, dentro do contexto”, afirmou, ressaltando que as chuvas que caíram em regiões mais próximas do litoral melhoraram a perspectiva dos criadores.
Para o diretor de eventos e marketing da Associação Baiana de Criadores de Mangalarga (ABCM), Thiago Lins de Faria, “a expectativa é a melhor possível” para o que chamou de maior exposição da Bahia. “Pois trazemos de diversas regiões do estado nossos melhores exemplares ao Parque de Exposições de Salvador”, enfatizou.
Ele espera para este ano a superação dos números de 2024, tanto com a visita do público, como em negócios e anunciou que no sábado (06/12) acontece um leilão da raça dentro da programação da feira, no Hotel De Ville, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) na feira.
A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE) também confirmou presença na Fenagro, com Workshop, ciclo de palestras e participação em leilões (04/12) e realização do Troféu Bahia Muares de Sela (06 e 07/12).
Julgamentos
Os julgamentos, que começam na quarta-feira (03/12), são um dos atrativos dos criadores à feira, onde demonstram os resultados dos investimentos em seleção genética e nos melhores tratos culturais. O bom ranqueamento dos animais é fator que influência no seu valor comercial e dá visibilidade às propriedades premiadas.
A Associação dos Criadores de Cavalo Campolina da Bahia (ACCCBA) levará cerca de 180 exemplares à Fenagro/2025, com expectativa alta para o sucesso do evento.

“Teremos a presença em massa dos criadores da Bahia, além de representantes de diversos outros estados, como Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo”, de acordo com o presidente da instituição, Alexandre Bullos.
“Os melhores exemplares da raça estarão reunidos na maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, também uma das mais importantes do Brasil”, salientou, pontuando que os julgamentos serão “de altíssimo nível, com muita qualidade e disputas acirradas”.
Ele disse ainda que a associação espera também um grande público prestigiando o evento, “que será uma vitrine do melhor da genética Campolina”, asseverou, citando que diversos animais estarão disponíveis para comercialização no evento, “o que reforça o caráter técnico e econômico da exposição, fortalecendo ainda mais a criação da raça em todo o país”.
A Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador da Bahia (ACCMMB) estará com 450 animais das diferentes regiões do Brasil na Fenagro, de acordo com o presidente da entidade, Saulo Lima. No evento acontecem dois leilões (dias 04 e 06 de dezembro) no espaço do parque.
Animado com a aproximação da feira, ele afirmou que o equino Mangalarga Marchador é uma raça originada no vizinho estado de Minas Gerais, atualmente presente em todos estados do país.
“Hoje é a maior raça de equinos da América Latina e maior em número de animais no Brasil”, destacou, acrescentando que no país a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) tem cerca de 25 mil criadores associados.

Na feira estarão representados os melhores exemplares do Brasil, participando dos julgamentos de Marcha e de Morfologia que movimentam a pista do parque entre terça-feira (02) e sábado (06), dia dos grandes campeonatos da raça.
Segundo Lima, na data final participam todos os campeões das diferentes categorias, para o julgamento que aponta o campeão dos campeões de Marcha e o Grande da Raça.
PROVAS EQUESTRES
Com previsão de estar no Parque de Exposições com 90 animais de esportes, a Associação Baiana dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABCQM) fará as provas finais do Campeonato Baiano de Ranch Sorting com cerca de 70 participantes.
O certame que exige destreza e muita técnica, é organizado pela associação e acontece durante todo o ano em eventos agropecuários regionais, sob a coordenação geral do criador Nivaldo Viana.
“Os melhores atletas do estado estarão em Salvador para a final do campeonato, nos dias 05 e 06 de dezembro”, pontuou a presidente da ABCQM, Georgia Ortega, lembrando que no domingo (07) a associação estará inovando com uma programação de provas de Ranch Sorting para crianças e mulheres.
Ao ressaltar a importância da Fenagro para as atividades agropecuárias da Bahia, ela, que é uma das atletas dos esportes equestres no estado, salientou que o evento reúne diferentes segmentos demonstrando a pujança estadual. Este ano a associação retomará também o Leilão Quarter Horses, marcado para o dia 04 de dezembro, às 19h, com 40 lotes confirmados.
RAÇAS CONFIRMADAS
- Bovinos:
- Nelore
- Gir
- Girolando
- Equinos:
- Campolina
- Mangalarga Paulista
- Mangalarga Marchador
- Quarto de Milha
- Caprinos:
- Anglo
- Boer
- Ovinos:
- Dorper
- White Dorper
- Santa Inês
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



