FENAGRO
O que fazer na Fenagro 2025? Shows, tirolesa radical, carros e vila pônei garantem diversão
Fenagro ampliou e inovou suas experiências recreativas para nova edição

Por Claudia Lessa e Miriam Hermes

Longe de se restringir a ser um ambiente de negócios, a Fenagro tem no seu DNA, desde a origem, a busca por se tornar uma opção completa de entretenimento para toda a família. A programação cultural e de lazer, com atrações e atividades diversificadas, se consolida este ano como uma marca da feira.
Nesta 34ª edição, um dos maiores eventos de negócios agropecuários do País ampliou e inovou suas experiências recreativas, visando contemplar visitantes de diferentes idades, dentro do conceito definido: diversão e aventura para todos.
As opções de entretenimento são muitas:
- Parque Gigante Inflável;
- Vila dos Municípios;
- Espaço Kids;
- Vila Pônei;
- Feira de Adoção de Animais;
- Casa do Papai Noel;
- Vila da Cachaça;
- Exposição de Carros Antigos;
- Shows musicais;
- Campeonatos esportivos.

A Fenagro 2025 funciona como uma sólida ponte entre o público urbano e o universo rural. Através de uma programação recreativa eclética, o evento busca atrair públicos de todas as idades e gostos variáveis.
Para quem curte aventuras, por exemplo, o Parque Inflável Gigante, com mais de 1.000 m², vai disponibilizar tobogãs, tirolesa, escalada, surfe mecânico, corrida de obstáculos e arvorismo, entre outras atrações. Sem falar na Tirolesa Radical, com 15 metros de altura e 100 metros de extensão – uma opção para jovens e adultos ainda mais aventureiros.
As crianças poderão aproveitar também a Vila Pônei, um espaço lúdico e seguro para passeios de charrete e montaria em minicavalos. Ainda dentro das atrações infantis, o Espaço Kids promoverá brincadeiras e atividades voltadas à garotada. Estão previstas animações infantis e programação musical diária, com contação de histórias e brincadeiras gratuitas.
Cerca de 20 animais – cavalos e pôneis – estarão à disposição para passeios de crianças e adultos. Com expectativa de superar os números de 2024, a coordenadora do espaço, Zulmira Sena, afirmou que a proposta não é ‘vender voltinhas’ a cavalo ou pônei para o público.
“Nós proporcionamos momentos únicos, algumas vezes de resgate de memórias afetivas, outras vezes de construção de novas memórias afetivas nas crianças”, ressaltou, citando que o espaço é coberto, fica na área central do parque, e a equipe de monitores é treinada para dar todo suporte às famílias.

Papai Noel da Fazenda
Um dos atrativos mais populares é a Casa do Papai Noel na Fazenda, que trará a magia do Natal para dentro do Parque de Exposições, oferecendo um ambiente para fotos, interação e apreciação de toda a família. Em 2024, o espaço recebeu mais de 5 mil visitantes e este ano, novamente vai proporcionar um mergulho no mundo da fantasia, com diversos cômodos que remetem à vida cotidiana deste ser do imaginário infantil.
Responsável pelo espaço, Irma do Amor pontua que a expectativa para 2025 “é de que o Natal se faça presente mais uma vez durante a Fenagro, atraindo ainda mais visitantes que poderão constatar toda a importância da agropecuária dentro de suas vidas”.
Irma afirmou que a retomada do evento em 2024 foi “maravilhosa”, graças à ótima receptividade do público visitante. “A magia do Natal se fez presente em todos os momentos”, disse ela, acrescentando que é estimulante para quem trabalha no projeto observar os gestos e olhares cheios de brilho, principalmente das crianças que foram conhecer o lugar.
Nesta edição da Fenagro, a casa terá mais uma vez como diferencial a reprodução de um lar do campo, evidenciando o trabalho e a produção rural. “Toda temática nos leva a refletir sobre a produção agropecuária, desde a fazendinha temática, a árvore de Natal enfeitada com frutas e grãos e a mesa repleta de iguarias”, salientou.
Os móveis típicos e o Papai Noel vestido de fazendeiro completam a cena criada para despertar o espírito festivo.
Outras opções de lazer para toda a família que ganham destaque na Fenagro 2025 são a Feira de Adoção de Animais, que traz na sua concepção a conscientização e o incentivo ao cuidado, e a exposição de bois adestrados.
Gastronomia e Vila da Cachaça
No palco da Praça de Alimentação, a diversão prossegue com uma programação diária envolvendo música, animações, contação de histórias e brincadeiras. A diversidade gastronômica e cultural da Fenagro reforça o papel do evento como impulsionador do turismo, da economia criativa e da valorização das tradições baianas.
A Fenagro 2025 vai oferecer uma experiência gastronômica completa, com diversas opções distribuídas em restaurantes, praça de alimentação, food trucks e pontos itinerantes, garantindo sabor, conforto e padronização visual em toda a área.
Na Praça de Alimentação, o público encontrará um espaço vibrante e diverso, reunindo restaurantes, sabores populares e novas experiências. A proposta itinerante também levará sabor e alegria por todo o parque, com pipoca, algodão doce, picolés, baleiros e baianas de acarajé, garantindo momentos de prazer e descontração em todos os cantos do evento.
Como ‘em time que está ganhando não se mexe’, para repetir o sucesso da última edição, a Vila da Cachaça volta a integrar o circuito gastronômico da Fenagro, valorizando a cultura e a produção artesanal da bebida que é símbolo do Nordeste.
Sob a coordenação de Paulo Guedes, o espaço gratuito vai reunir degustações, experiências sensoriais e apresentações culturais, celebrando tradição, identidade e sabor em um ambiente que já se consolidou como um dos mais queridos do público que prestigia a feira agropecuária.

Companhia bois adestrados
Presença constante também nas edições anteriores da Fenagro e criada há mais de 30 anos, a Companhia Bois Adestrados da Bahia levará mais uma vez seu encanto ao espaço da feira, chamando a atenção das pessoas de todas as idades.
Segundo o criador e proprietário da companhia, Noé Carvalho de Oliveira, os animais são treinados durante meses para alcançar o patamar de adestrados. Juntos com adestradores e modelos, que realizam evoluções corporais, os bois de grande porte não representam perigo aos visitantes.
Sem especificar o número exato de edições da Fenagro das quais o grupo já participou, ele apenas disse que são décadas – e acrescentou que o filho, hoje com 27 anos, já desfilava no parque quando tinha pouco mais de 1.
Dentre outras intervenções, Noé ressaltou que, desde que existe a Casa do Papai Noel no parque, “todo ano ele desfila em uma carroça puxada por bois do nosso grupo, na abertura da Fenagro”. Este ano, está confirmado o cortejo no domingo (29).

Para a edição deste ano, a programação é desfilar pelo Parque de Exposições, principalmente nos locais de maior movimento “com os Bois Adestrados na frente e o carro de bois atrás, com o seu canto que encanta a todos, com algumas paradas em lugares estratégicos”.
Durante a semana, o grupo vai desfilar de acordo com a quantidade do público presente no parque. “Estamos sempre preparados para atender as pessoas, para fotos e voltas com a criançada no carro de boi”, explicou, destacando que a companhia marca presença em todos grandes eventos agropecuários da Bahia e de outros estados.
A equipe estará no parque com carro de boi puxado por quatro animais, além de um conjunto entre seis a sete animais treinados para as evoluções. O adestramento é realizado na propriedade rural de Noé, em Cardeal da Silva.
Exposição de carros antigos
A Exposição de Carros Antigos é um dos grandes destaques da Fenagro 2025, integrando “um mix de atrações deste mundo automotivo”, como descreve o piloto e coordenador da Super Carros Salvador, Mariozinho Dantas, que organiza com a esposa, Ligia Maria, uma série de eventos no parque durante a feira.
No dia da abertura (29), os visitantes poderão acompanhar duas apresentações de carros preparados para este fim, com manobras radicais como o drift (derrapagem de lado, controlada pelos pilotos).
“O público gosta de ver”, resume Dantas, acrescentando que na Fenagro também haverá apresentações sobre duas rodas, com o grupo Serrinha Moto Show. “Eles já são reconhecidos neste cenário. Muito experientes, fazem acrobacias no ar”, explicou.
Mariozinho Dantas ressaltou que outro momento importante será no domingo de encerramento (7), com apresentações radicais na pista Off Road, com Jeeps preparados para os desafios de estradas de terra. “Bem radical”, resume.
Sobre os carros antigos, Dantas destacou que há diferentes marcas e modelos, de várias décadas. “Teremos também o Clube do Fusca, Jeeps antigos e mais customizados, bem como carros esportivos modernos”, pontuou.

Considerado o maior evento automotivo da capital baiana, o Super Carros Salvador trará uma programação repleta de emoção e nostalgia, sobretudo na exposição de relíquias sobre rodas, que celebra a história do automobilismo através de modelos clássicos e colecionáveis de diferentes épocas.
Além disso, ao longo da Fenagro, a exposição exibirá supermáquinas, como tratores; e caminhões, UTVs (Utility Task Vehicle – veículos utilitários de tarefas). A ideia é que o Super Carros Salvador traga ao público da feira muitas máquinas dos sonhos, somando potência, história e emoção.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



