Conselho de Segurança da ONU vota nova resolução dos EUA sobre Gaza | A TARDE
Atarde > Guerra em Israel

Conselho de Segurança da ONU vota nova resolução dos EUA sobre Gaza

Nova versão do texto menciona pela primeira vez um cessar-fogo imediato

Publicado quinta-feira, 21 de março de 2024 às 22:50 h | Autor: AFP
Destruição em Gaza
Destruição em Gaza -

Os Estados Unidos, que bloquearam repetidamente os apelos a uma trégua em Gaza, vão submeter a votação no Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira (22) seu projeto de resolução, que enfatiza a necessidade de um cessar-fogo imediato, anunciou o porta-voz da missão americana.

“Os Estados Unidos trabalham seriamente com os membros do Conselho, há semanas, em uma resolução que vai apoiar sem equívoco os esforços diplomáticos destinados a obter um cessar-fogo em Gaza”, disse o porta-voz da embaixadora dos Estados Unidos na ONU. Essa trégua deve "fazer parte de um acordo sobre os reféns que permita a libertação de todos eles e contribua para aumentar a ajuda humanitária”, acrescentou.

“Após uma série de consultas com o Conselho de Segurança, vamos submeter esta resolução a votação na manhã de sexta-feira”, anunciou o porta-voz, acrescentando que "esta resolução é uma oportunidade para o Conselho falar a uma só voz para apoiar a diplomacia em campo e pressionar o Hamas a aceitar o acordo que está sobre a mesa".

Desde o mês passado, quando vetou um projeto de resolução argelino que pedia um "cessar-fogo humanitário imediato", Washington negocia um texto alternativo, centrado no apoio aos esforços diplomáticos para obter uma trégua de seis semanas em troca da libertação dos reféns israelenses mantidos em Gaza.

Alterado várias vezes, foi divulgada ontem uma nova versão do texto, na qual se menciona pela primeira vez um cessar-fogo imediato, sem pedir diretamente a sua aplicação.

“Apresentamos uma resolução, que se encontra agora no Conselho de Segurança, na qual se pede um cessar-fogo imediato vinculado à libertação dos reféns, e esperamos que os países a apoiem", disse ontem o secretário de Estado americano, Antony Blinken, ao veículo saudita Al-Hadath.

Publicações relacionadas