CONFLITO NA EUROPA
Rússia amplia ofensiva na Ucrânia e se aproxima de Kiev
Forças separatistas pró-Rússia tomaram a cidade de Volnovakha
Por Da Redação
A Rússia ampliou sua ofensiva a cidades ucranianas, ao norte e ao sul de Kiev, neste sábado, 12, de acordo com autoridades locais. Em Chernihiv, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, o hotel Ucrânia – um marco na cidade – foi atingido durante a noite.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou, nesta sexta-feira, 11, um vídeo que afirma ser de tanques do país nas estradas perto de Kiev. Imagens de satélite registraram o movimento de forças russas ao noroeste da capital da Ucrânia.
Os russos bombardearam, também, pela primeira vez três cidades mais ao centro e a oeste: Dnipro, Lutsk e Ivano-Frankivsk. Em Dnipro, os ataques destruíram uma fábrica de sapatos, um prédio residencial, e um jardim de infância. Nas outras duas cidades, os alvos foram os aeroportos militares.
O comando militar russo também afirmou que forças separatistas tomaram a cidade de Volnovakha, que fica ao lado do porto de Mariupol.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também segue atenta ao avanço da Rússia em direção ao oeste do território ucraniano e monitora constantemente a movimentação na fronteira da Ucrânia com outros países.
Desde quinta-feira, 10, radares da Otan detectaram 20 caças russos partindo de Belarus em direção a Kiev, capital da Ucrânia. Essa dinâmica foi a mais intensa desde o início da guerra.
A cidade de Lviv, no oeste do país, também está apreensiva com os últimos ataques dos russos. A cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Polônia, Lviv tem sido uma importante rota para quem quer fugir do conflito e até o momento não foi atacada pela Rússia. Mas os últimos bombardeios em cidades próximas começam a mudar a rotina na cidade.
Também neste sábado, mais uma tentativa está sendo feita para levar ajuda humanitária à cidade sitiada de Mariupol, no sudeste, e retirar milhares de civis.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes