GUERRA
Zelenski afirma que Ucrânia pode ficar fora da Otan
Renunciar a entrada na Otan é uma das principais exigências de Moscou para o cessar-fogo
O presidente ucraniano Volodmir Zelenski afirmou nesta terça-feira, 15, que a Ucrânia entende que “não tem uma porta aberta” para aderir à Otan. Segundo Zelenski, o país quer encontrar uma forma de “se proteger de forma independente” desde que tenha garantias de segurança.
“Se não podemos entrar por portas abertas, então devemos cooperar com associações com as quais pudermos, que nos ajudem, nos protejam e tenham garantias”, disse em um vídeo.
A declaração é feita após 20 dias de conflito com a Rússia. Nesse período, o presidente pediu ajuda militar à Otan reiteradas vezes. A ajuda foi enviada, mas aquém das expectativas de Zelenski - que insistiu com o estabelecimento de uma zona de exclusão da Rússia no espaço aéreo ucraniano, negada pelos Estados Unidos pelo risco de escalada da guerra.
Renunciar a entrada na Otan é uma das principais exigências de Moscou para o cessar-fogo. Em uma das rodadas de negociações entre os dois países, o governo russo chegou a pedir uma mudança na constituição que garantisse que o país não iria entrar em nenhuma aliança de países, o que também inclui a União Europeia. /Com informações da Reuters
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes