NOS EUA
Zelensky se reúne com Biden em 1ª viagem internacional desde a guerra
Biden afirmou que os Estados Unidos querem aumentar seu apoio militar à Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou nos Estados Unidos nesta quarta-feira, 21, e foi recebido na Casa Branca pelo presidente americano Joe Biden. Esta é a primeira viagem internacional de Zelensky desde o início da invasão russa no país.
Eles se reúnem no Salão Oval em conversa que tem previsão de durar cerca de duas horas. É esperado ainda que Biden anuncie durante este encontro o envio de quase US$ 2 bilhões em assistência adicional de segurança à Ucrânia.
“É uma honra estar ao seu lado na defesa unida contra a guerra brutal travada por Putin”, disse Biden ao lado do presidente ucraniano.
Ele pontuou ainda que Putin "empreendeu um ataque brutal ao direito dos ucranianos de existir como nação, bem como ataques a pessoas ucranianas inocentes sem razão nenhuma além de pura intimidação".
Durante a reunião, Biden afirmou que os Estados Unidos querem aumentar seu apoio militar à Ucrânia. "Vamos continuar fortalecendo a capacidade de defesa da Ucrânia, particularmente a defesa aérea".
Em seu canal no Telegram, Zelensky afirmou que a viagem é para agradecer o apoio do povo americano, do presidente e do Congresso. "E também para continuar a cooperação para aproximar nossa vitória".
“Farei uma série de negociações para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia. Em particular, discutiremos a cooperação bilateral entre a Ucrânia e os Estados Unidos com o presidente Joseph Biden”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro