Busca interna do iBahia
HOME > IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IMOBILIÁRIO

IA vira aliada na gestão do condomínio

A Inteligência Artificial é utilizada em relatórios, comunicados, planilhas, entre outras atividades relacionadas à administração

Izabel Queiroz*

Por Izabel Queiroz*

01/11/2025 - 5:41 h
Camila busca opções para tornar os processos diários mais rápidos e assertivos
Camila busca opções para tornar os processos diários mais rápidos e assertivos -

Foram contabilizados mais de 520 mil condomínios no Brasil em 2024, segundo o Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos (INCC), um aumento de 23,3% em comparação ao cenário de 2016 no país. Com o avanço da automatização e da tecnologia, os síndicos e gestores têm buscado soluções para otimizar esses espaços. Mas, para além dos aspectos físicos e estruturais dos residenciais, usar a tecnologia na gestão tem feito muita diferença e se mostra um caminho promissor na otimização e melhoria de recursos. Com o uso da Inteligência Artificial, relatórios, comunicados, planilhas e até questões mais burocráticas têm se tornado mais simples e viáveis para alguns síndicos no dia a dia.

Raul Vitor Silva, CEO e cofundador do Gestor Condo, plataforma de tecnologia voltada à gestão interna de condomínios, explica que a ideia nasceu da vivência prática: “Eu e meu sócio, Sandro Simas, percebemos que os síndicos e gestores já convivem com um excesso de aplicativos, sistemas complexos e processos pouco integrados”. Ele detalha que, além da plataforma no site, a IA integrada ao WhatsApp facilita tarefas do dia a dia, como gestão de avisos, registros de manutenção e lançamento de despesas.

Tudo sobre Imobiliário em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A plataforma responde os comandos aprende com o uso, entende o contexto das demandas e é capaz de registrar informações por texto, áudio ou imagem, transformando esses dados em lançamentos automáticos dentro do sistema. Com o tempo, o sistema reconhece padrões de gestão e sugere soluções mais adequadas para cada condomínio”, reforça o CEO, e acrescenta, que a plataforma seguirá evoluindo com novas funcionalidades, como indicadores de desempenho, relatórios automáticos e integração com administradoras parceiras. O sistema já está presente em dezenas de prédios em Salvador e Região Metropolitana, com expansão acelerada.

Para Dilvânio Júnior, síndico profissional da PS Assessoria Condominial, a ferramenta transformou completamente a operação: "Vou dar um exemplo: um morador me manda um áudio reclamando que a lixeira da praça do condomínio está quebrada. Eu simplesmente encaminho esse áudio para o chat da inteligência artificial do WhatsApp e peço para criar uma tarefa e me lembrar de dar retorno ao morador. Ele cria a tarefa com o prazo que estipulei e me notifica na data de vencimento, isso otimiza muito o meu tempo e garante que toda a equipe esteja ciente da demanda”.

Integração de recursos

O síndico explica que a plataforma funciona como uma centralizadora de todas as demandas do condomínio, incluindo tarefas, documentação, financeiro e manutenção. Antes, alinhar a comunicação dos condomínios apenas por WhatsApp era um desafio. Hoje, todas as demandas são centralizadas no sistema em nuvem, e a IA permite que qualquer solicitação de moradores seja registrada, atribuída e monitorada com prazo definido, otimizando o tempo da equipe e garantindo acompanhamento eficiente das tarefas.

Camila Freitas, bacharel em Ciências Contábeis e fundadora da CF Síndicos Profissionais, destaca a integração de recursos da inteligência artificial na gestão: “No meu dia a dia, utilizo diversas ferramentas que se complementam, como ChatGPT, Canva com IA, Google Workspace e Agenda Google, além de soluções específicas como CondoGPT, que tornam os processos mais rápidos, organizados e assertivos”. Ela explica que a IA facilita desde comunicados até análises de documentos, organização de atas e construção de fluxos operacionais, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.

A percepção dos moradores sobre a tecnologia também tem sido positiva, principalmente em condomínios com perfil mais jovem ou com locações temporárias. "Eles valorizam a praticidade das portarias digitais e dos chatbots. Já nos condomínios mais tradicionais, ainda há resistência, mas o diálogo e a demonstração prática dos benefícios ajudam a mostrar que a tecnologia vem para facilitar," diz Camila. Entre os resultados, ela destaca o aumento da produtividade, a padronização da comunicação, melhoria na clareza das informações e maior previsibilidade financeira e operacional, "a IA é um facilitador poderoso, mas não substitui o olhar humano", completa.

Herick Ribeiro, servidor público e morador de um dos condomínios em que Camila é síndica, observa que a tecnologia traz eficiência, mas não exclui a gestão profissional: "O uso da IA nas questões de gestão, informação e até mesmo segurança tem sido cada vez mais incorporado e vem mostrando resultados positivos, tanto na resolução de problemas quanto na otimização do tempo da gestão. Ela precisa ser supervisionada por um profissional qualificado que saiba identificar qualquer equívoco e desempenhar o papel humanizado que toda gestão precisa ter”. Para ele, a eficiência da IA está diretamente ligada à qualidade do desempenho da equipe e à atenção às demandas.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Automação. gestão de condomínios Inteligência Artificial otimização de recursos sindicatos profissionais tecnologia em condomínios

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas