CADERNO IMOBILIÁRIO
Aplicativos e portais são aliados de corretores, inquilinos e compradores
Por Fábio Bittencourt

Série
Difícil imaginar vender, comprar ou alugar um imóvel nos dias de hoje sem a internet, os serviços de busca digital, as plataformas online. Aplicativos como OLX, Viva Real, Hommer e Imóvelweb, por exemplo, tornaram-se os principais aliados dos corretores – e não menos de proprietários, inquilinos e compradores.
O QuintoAndar é a mais recente dessas ferramentas/startups a operar na Bahia, mas já figura no topo da lista das mais acessadas, dizem especialistas. A plataforma utiliza fotos feitas por profissionais (contratados), marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra de forma virtual, “sem burocracia”, aponta o CEO, Thiago Tourinho.
“O QuintoAndar é uma imobiliária digital que oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. Hoje, já fechamos um contrato de locação a cada cinco minutos e 30 contratos de compra e venda por dia”, diz Tourinho.
O modelo de negócio proposto é “único” e “revolucionário”, ele fala. Com uma espécie de seguro-proteção, o proprietário que aluga o imóvel no QuintoAndar tem a renda do aluguel garantida, mesmo em caso de inadimplência. Do lado do inquilino, não é necessário apresentar garantia.
Atualmente, a plataforma está presente em 32 cidades brasileiras. Em Salvador desde janeiro, contabiliza mais de 100 mil buscas por mês. Os bairros mais procurados, afirma Tourinho, são Pituba, Barra e Rio Vermelho.
“Nosso modelo foi desenhado para facilitar tudo ao máximo, desde a busca, anúncio e negociação até a contratação e o apoio durante a vigência, garantindo uma experiência positiva de qualidade. Nossas ferramentas garantem equilíbrio no preço do aluguel, para que o inquilino fique tranquilo de que não está pagando demais, e para que o proprietário alugue rápido e pelo valor justo”, conta.
Especialista em marketing imobiliário digital, o corretor Anderson Ventin, 47 anos, dez de profissão, destaca que atualmente é uma “condição obrigatória” a utilização dessas plataformas, bem como se valer de anúncios em serviços como Google e Facebook Ads. Mas que até para isso é preciso “estratégia”.
Isso porque “não há almoço grátis”, fala. Ou seja, os aplicativos são pagos, portanto o corretor precisa escolher qual ou quais assinar. “Os critérios mudam de região para região, mas o OLX (site de compra e venda), para aluguel, é o mais popular, todo corretor precisar ter. O cliente vai direto ao assunto. E a jornada do cliente imobiliário precisa ser levada em conta. E todo mundo vai no Google ou OLX, são os mais fortes na Bahia”, diz.
Portal do Creci
“Outros são o QuintoAndar, Hommer (algorítimo que conecta corretores em sistema de parceria), Viva Real. Para quem está começando, a dica é tatear, ver o que dá mais resultado, que seja de maior penetração, com a interface mais inteligente. Tem o Portal Imobiliário do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), 100% grátis, mas o cliente ainda não está acostumado (a acessar)”, explica Ventin.
Ele afirma, contudo, que “corretor de imóvel ganha dinheiro é na captação”. “Não basta querer vender propriedade de R$ 1 milhão, para ganhar R$ 50 mil; 90% dos novos profissionais, por exemplo, não sabem anunciar, têm medo do aluguel por desconhecimento, ou não entendem de venda. Imóvel precisa de liquidez”, diz.
De acordo com o diretor 2º-tesoureiro do Creci, Anderson Pina, criado em 2019, o Portal Imobiliário Creci é voltado exclusivamente para a publicação de anúncios por corretores de imóveis.
“Com as mesmas características e funcionalidades dos grandes portais já existentes, mas com uma grande e vantajosa diferença, ser totalmente gratuito, sem limite de divulgação e quantidade de imóveis, permitindo a inserção de anúncios, manual ou através de importação”, explica Pina.
Ainda segundo ele, a criação tem como objetivo “trazer mais segurança para a sociedade e para os próprios corretores de imóveis nas suas transações de compra, venda e locação, através de fotos, vídeos e tour virtual 360°”. “Vale ressaltar que o Creci alerta para que o corretor siga a legislação e não deixe de solicitar a autorização do cliente proprietário, para comercialização e divulgação dos imóveis cadastrados no portal.
De abrangência nacional, o serviço conta hoje com três mil corretores cadastrados em todo o Brasil, e mais de um milhão de imóveis anunciados, incluindo na Bahia. “A grande tendência desta plataforma é o crescimento e sua ampla adesão”.
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