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SALVADOR

Bicicletas têm alta de usuários em condomínios de Salvador

Aumento faz com que os condomínios busquem oferecer estruturas para acomodar as bicicletas

Por Leilane Suzarte*

21/05/2022 - 6:08 h
Vigia noturno, Moacir utiliza a bicicleta como meio de transporte há 8 anos
Vigia noturno, Moacir utiliza a bicicleta como meio de transporte há 8 anos -

Durante o primeiro semestre de 2021 o país registrou média de 84,17% de aumento nas vendas das bikes em comparação ao mesmo período do ano de 2019, segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).

O ciclismo tem conquistado adeptos também na cidade de Salvador, o que faz com que os condomínios precisem se organizar para melhor acolher os ciclistas e armazenar as bikes.

De acordo com o Movimento Salvador Vai de Bike, durante o período de 2013 até abril de 2022 o Sistema de Bicicletas Compartilhadas Bike Salvador chegou a um total de 3.910.444 viagens acumuladas, e 387.703 usuários, atendidos pelo sistema até o momento.

Para Liana Oliva, coordenadora do Salvador Vai de Bike, o incentivo ao uso da bicicleta ocorreu principalmente durante o período pandêmico. “Muitas pessoas recorreram a bicicleta como meio principal de deslocamento e de transporte individual nesse período para evitar os ônibus cheios e o contato com outras pessoas”, explica.

Por isso, é necessário que os prédios tenham estruturas internas para acomodar as bicicletas, de modo que elas não sejam colocadas em vagas, corredores ou áreas de circulação das garagens.

Moacir Júnior, vigia noturno de condomínio, que utiliza a bicicleta como meio de transporte há 8 anos, informa que guarda dentro do local de apoio no empreendimento em que trabalha. “É no espaço onde os funcionários descansam, mas como trabalho à noite é tranquilo deixar guardado lá”, diz.

De acordo com Luciana Pereira, síndica profissional, representante da empresa WorkLife Consultoria e especialista em gestão de condomínios de grande porte, na maior parte dos condomínios em que ela trabalha houve a necessidade da construção de uma área destinada às bicicletas.

“A maioria dos empreendimentos em que a gente atua precisa fazer os bicicletários. Poucos permitem colocar na sua vaga de garagem. Nos condomínios que estabelecem colocar a bicicleta na vaga de garagem eu geralmente levo para a assembleia a fim de fazer a padronização de um suporte para colocar a bicicleta”, relata.

Área adequada

Rogério Almeida, engenheiro e sócio da empresa Proalta Engenharia, aponta que o local mais comum para implantação do bicicletário em condomínios é a garagem. Ele informa que a melhor maneira para se instalar neste espaço é “ter uma área que não possua movimentação de veículo, onde possa ser instalada uma estrutura com telas de proteção e isolamento, e também implantar uma estrutura de suporte suspenso, com ganchos, para poder pendurar as bicicletas”.

Ele ainda conta quais as principais ações para a implantação do bicicletário em condomínios: “Primeiramente, é necessária a confecção de projeto, para adequar o espaço, atendendo as normas de engenharia e construção e também o regimento interno do empreendimento. E, por último, observar o valor financeiro que o condomínio está disposto a investir”, informa Rogério.

Dentro do apartamento

Luciana explica o que pode ser feito no caso de ter o local para colocar as bicicletas e não caber o veículo para todos os moradores. “Por exemplo, eu fiz a implantação de bicicletários e não tenho mais espaço. Se o regimento do condomínio não permite condicionar nas áreas comuns e nem nas vagas de garagem, a recomendação é que cada um faça a guarda do seu bem dentro da sua unidade (apartamento)”, orienta a síndica.

A coordenadora do Salvador Vai de Bike ressalta a importância do ciclismo: “Entender que a pessoa que está pedalando é um carro a menos. Logo, é menos trânsito. Além disso, o cidadão que está pedalando está investindo em sustentabilidade. Assim, é uma forma de poluir menos a cidade, de cuidar mais do ambiente e respeitar as pessoas que estão utilizando a bicicleta”, destaca Liana.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

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