Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CADERNO IMOBILIÁRIO

Decoração simples facilita na hora de mudar de apartamento alugado

É possível até investir em pequenas alterações como a troca de puxadores e colocar papel de parede

Por Leilane Suzarte*

04/02/2023 - 7:00 h
Cartazes dão colorido em sala de Thais Macambira
Cartazes dão colorido em sala de Thais Macambira -

Decorar um imóvel alugado pode não ser uma das tarefas mais fáceis. O inquilino precisa levar em consideração se cabe no orçamento ou vale a pena o investimento, trocar os pisos da casa, pintar as paredes ou ajustar algum canto que está desgastado pelo tempo.

Apostar em uma decoração simples e funcional ajuda a valorizar a residência e facilita na hora de transportar os objetos em caso de mudança, como o uso de quadros, vasos de plantas, enfeites e novos puxadores de armários de cozinha e banheiro.

“A maioria dos apartamentos alugados já tem um piso, bancada nos banheiros e na cozinha e, eventualmente, alguns armários. O nosso foco sempre nesse tipo de projeto é fazer intervenções, que a maior parte delas sejam possíveis do cliente levar para outro imóvel depois”, explica a arquiteta e urbanista Anna de Carvalho.

Essa premissa também é pensada por Thais Macambira, que é pós-graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Dê preferência a mobiliários soltos ao invés de marcenaria planejada, pois, assim, você pode levá-los quando for se mudar novamente, além de te dar uma versatilidade maior”, sugere a profissional.

Luminárias e abajures

Ela recomenda ainda usar no imóvel uma iluminação de fácil manuseio e que não tenha que investir muito dinheiro. “Não precisa necessariamente ter um forro de gesso ou investir num projeto luminotécnico, existem formas mais simples, como trocar as luminárias existentes, usar abajures ou pendentes para criar um ambiente mais intimista e confortável com luz amarela, por exemplo”, afirma Thais.

A profissional ressalta que a pessoa pode fazer uso de plantas e itens de decoração para ornamentar a casa, especialmente os adereços que trazem memórias e sentimentos de todos que vivem ali. “As plantas e objetos de decoração pessoais fazem toda a diferença, como quadros, almofadas, tapetes, porta-retratos, lembrancinhas de viagem, objetos de valor pessoal, etc”, conta a especialista.

Acordo com o dono

Vale lembrar que, quando alugamos uma moradia, já temos que pensar também no dia de sua devolução, pois precisamos entregá-la do mesmo jeito que a encontramos no dia da mudança. “Quando o locatário (aquele que estará ocupando o imóvel) deseja realizar obras ou decorar o imóvel, é recomendável entrar em entendimento com o locador para avaliar a necessidade deste serviço. Pois se for algo que deixará o imóvel mais bonito, mais aconchegante, entende-se que os dois lados dividam os custos desta intervenção”, explica Paulo Emmanoel, advogado na área de Direito Condominial.

Ele conta também o que deve constar em um contrato de aluguel residencial. “Neste contrato de locação, que assim também podemos chamar, terão as cláusulas que identificam as partes envolvidas, o próprio imóvel em questão, valor a ser pago mensalmente por este aluguel, a duração do contrato e as penalidades em caso de alguma das partes descumprirem as cláusulas estabelecidas”, informa.

“É aconselhável que tudo que envolver o imóvel esteja especificado no respectivo contrato, pois assim, não dará margens para dúvidas quanto às responsabilidades de cada um durante a locação”, acrescenta o advogado.

Só assim, podem ser feitas mudanças na casa com alguns ajustes que conseguem dar uma “repaginada” no visual. “Nos armários, você pode comprar puxadores novos e trocar pelos antigos, o que não danifica as peças existentes. Depois, inclusive, se você quiser deixar o puxador antigo e levar os puxadores novos que foram comprados, isso é possível”, sugere Anna.

A profissional relata também que gosta de trabalhar com pinturas nesse tipo de projeto por não ser um investimento caro e que é possível alterar a aparência dos móveis de forma simples e prática. “Caso os armários da cozinha estejam antigos, uma boa estratégia é fazer uma adesivagem (envelopamento) dessas peças. Hoje em dia, existem várias empresas que fazem plotagem (impressão em grande formato) de marcenaria. Essa mesma tática pode ser utilizada nos armários dos quartos, se estiverem velhos”, esclarece a arquiteta.

Para quem deseja decorar o lavabo, a designer de interiores, Cecília Avena, recomenda itens decorativos que são fáceis e baratos. "Nós podemos usar papel de parede ou tecido, porque o lavabo é uma área seca, que não tem banho, vapor. Outra ideia é utilizar um espelho na parede toda que não é caro e valoriza o ambiente", comenta.

Já para os quartos, o segredo é apostar em objetos que possam ser retirados futuramente, ou investir em móveis que possam ser reaproveitados em um outro lugar. "Ter mobílias soltas, como a bancada, por exemplo, que pode estar presente em diversos cômodos da casa, servindo de aparador, bancada de estudos e outras funcionalidades", informa Cecília.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA