Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VERDE

Girassóis e orquídeas estão em alta na primavera 2024

Seja para espaços externos ou internos, é importante utilizar flores que se adaptem a cada ambiente, pensando na questão do clima e na decoração

Por Daniel Araújo*

21/09/2024 - 3:00 h
As chamadas flores exóticas, como as rosas do deserto, são  reconhecidas por suas  cores e formas únicas
As chamadas flores exóticas, como as rosas do deserto, são reconhecidas por suas cores e formas únicas -

A primavera é a estação das flores, e com a sua chegada o momento é ideal para renovar a decoração do lar. Seja para ambientes externos ou internos, é importante pensar em flores que se adaptem a cada ambiente, seja no clima seja decorativamente. Nessa época também surgem tendências específicas no ramo das flores como girassóis, orquídeas e flores exóticas.

Durante a primavera, as flores podem proporcionar uma atmosfera mais leve e fresca nos lares. “O uso de flores durante a primavera pode ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora e fresca nos lares. As cores vibrantes e cheiros agradáveis das flores podem trazer uma sensação de renovação e alegria para o ambiente, tornando-o mais convidativo e acolhedor. Além disso, as flores podem ajudar a purificar o ar e a criar uma conexão com a natureza, trazendo benefícios para a saúde e o bem-estar dos moradores”, afirma a arquiteta Camila Maia.

Uma das tendências dessa estação tem sido as flores exóticas, aquelas que não são nativas da região onde são cultivadas e podem ser reconhecidas por suas características únicas, como cores e formas diversas, aroma singular e durabilidade, a exemplo das helicônias. “Uma tendência para o uso de flores exóticas são a Protea, flor de Curmuma, gloriosa e algumas outras”, conta a designer de interiores Dolores Landeiro.

Estilo do espaço

Também é possível combinar as flores com os itens de decoração do ambiente, proporcionando harmonia com o estilo do espaço. “Um ambiente moderno com muitos metais, por exemplo, ornam bem com flores minimalistas, como ramos de eucalipto ou lírios, que dão um toque suave e sofisticado. Já em espaços rústicos, com predominância de madeira, arranjos mais volumosos e orgânicos, como girassóis ou flores silvestres, podem reforçar a sensação de aconchego”, afirma a designer.

Recomenda-se analisar as condições específicas que cada flor exige ao escolher quais integrar na decoração. “O importante na hora de montar um jardim florido e sustentável é conhecer as exigências de cada planta. O que é de sol e o que é de sombra, combina as tonalidades, se atentando também ao período de floração de cada espécie”, indica o paisagista Alex Sá.

Integrar plantas e flores em espaços pequenos, como apartamentos, requer estratégias específicas. “Para integrar plantas e flores em pequenos espaços, como apartamentos, sem comprometer a funcionalidade do ambiente, é importante escolher plantas que se adaptem às condições de iluminação e espaço disponível. Optar por vasos suspensos, prateleiras ou jardins verticais pode ser uma ótima maneira de aproveitar o espaço vertical e trazer a natureza para dentro de casa”, explica Camila.

É importante pensar também, antes da escolha, em que ambiente essas flores irão ficar, assim como o estilo da decoração. “Para as áreas externas, as tropicais são mais resistentes. As Orquídeas sempre são bem vindas tanto indoor quanto outdoor. As helicônias são lindas para jardins e também ornam com ambientes internos. O tipo de flor vai depender muito do estilo da casa ou do espaço comercial”, explica Dolores.

A manutenção deve ser considerada, uma vez que há flores que demandam mais atenção e outras que demandam menos. “Gosto muito das orquídeas pela durabilidade e facilidade para cuidar no dia a dia”, relata a empresária Clara Alban, que costuma incorporar bastante flores à sua decoração. E para manter as flores frescas por mais tempo há alguns truques específicos. “Manter as flores em um local fresco e com boa circulação de ar, trocar a água do vaso regularmente, cortar os talos em um ângulo e remover as folhas em contato com a água são práticas que podem ajudar a prolongar a vida das flores”, recomenda a arquiteta Camila Maia.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA