Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
08/04/2023 às 7:00 - há XX semanas | Autor: Mariana Bamberg

CADERNO IMOBILIÁRIO

Infraestrutura e mobilidade são itens decisivos na compra do imóvel

55% das pessoas querem uma residência próxima a vias de acesso e grandes avenidas

Canteiro de obras da construtora Pejota
Canteiro de obras da construtora Pejota -

Muito se tem falado que mudaram as preferências do consumidor na hora de comprar um imóvel, mas a localização continua sendo um dos itens decisivos. A Pesquisa Tendências de Moradia, realizada pela ferramenta de monitoramento imobiliário DataZap, em 2022, apontou que 55% das pessoas que estão em busca da casa própria querem um local próximo a vias de acesso e grandes avenidas. Por isso, não é à toa que obras de infraestrutura e serviços de mobilidade urbana valorizam os empreendimentos e atraem mais consumidores.

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim não tem dúvidas que iniciativas de mobilidade urbana funcionam também como vetores de valorização dos imóveis da região. Para ele, o movimento costuma seguir sempre a mesma lógica: a infraestrutura chega no local e, logo em seguida, vem o mercado imobiliário.

“O bairro da Barra é um excelente exemplo. Depois de toda aquela requalificação feita na região, resgatando passeio, implantando ciclovias e alterando o tráfego, o mercado imobiliário do bairro mudou e hoje temos ali o maior número proporcional de lançamentos na região”, analisa Landim.

O presidente do Sinduscon afirma que o transporte de massa costuma ser um grande indutor de transformação na cidade e uma das inúmeras consequências é justamente a valorização dos imóveis. “Em São Paulo, por exemplo, as unidades próximas ao metrô têm outro valor. Lógico que para a classe A é um pouco diferente, mas hoje morar perto do metrô e do BRT é fundamental”, avalia.

A 700 metros de uma estação do BRT, o empreendimento Move Itaigara, da incorporadora Sertenge, foi beneficiado pelas entregas das estações do modal. O gerente de incorporações da construtora, André Ferreira, acredita que as obras de infraestrutura e mobilidade feitas na região proporcionaram mais qualidade de vida para os moradores e acabaram valorizando ainda mais o empreendimento, que ainda está em fase de obras.

Prova disso é que as campanhas de vendas das unidades têm utilizado a proximidade com o BRT e demais iniciativas de mobilidade como chamariz. Até mesmo o slogan do empreendimento faz referência às facilidades de acesso da região: “Move, você pertinho de tudo”.

“Localização ainda é um item importantíssimo na aquisição de um imóvel. Itens de lazer têm sua relevância, mas cada cliente tem escalas de prioridades diferentes de acordo com a sua rotina ou a dinâmica da família. Porém, a mobilidade, hoje em dia, é determinante na escolha de um imóvel, porque o nosso tempo é cada vez escasso, principalmente nas atividades de lazer e tempo com a família”, afirma Ferreira.

De acordo com o gerente de incorporações da Sertenge, a escolha do local do empreendimento levou em consideração as facilidades de mobilidade da região. Para ele, o Itaigara é um bairro que reúne a possibilidade de fazer atividades do dia a dia a pé com infraestrutura e acesso a vários pontos importantes da cidade.

Valorização em alta

Se a chegada da infraestrutura puxa o mercado imobiliário, o inverso também pode acontecer e, da mesma forma, acaba, segundo Landim, valorizando os empreendimentos lançados e os outros já presentes na região. É o que vai acontecer, por exemplo, com a chegada da smarticidade da MRV, Cidade Sete Sóis, no bairro de Mussurunga.

O empreendimento, que contará com mais de 4.500 unidades divididas em 12 condomínios, inclui uma nova estrutura viária, que integrará o bairro à Avenida 29 de março, oferecendo novos acessos e melhorando a mobilidade dos moradores da região. A iniciativa será feita pela própria construtora e entregue a toda a comunidade.

Gestor de desenvolvimento imobiliário na MRV, Ivan Barreto avalia que o desenvolvimento urbano do bairro de Mussurunga é relativamente recente, mas a região foi significativamente valorizada com a entrega da Avenida 29 de Março e da estação de metrô.

“A entrega da Avenida 29 de Março, em especial, inaugurou uma onda de crescimento urbano e de infraestrutura, com a consequente valorização do metro quadrado da região. Erguer, do zero, um bairro planejado nessa área é nossa maneira de catalisar esse movimento de valorização, ao mesmo tempo que aproveitamos o que já foi desenvolvido até então”, afirma o gestor da MRV.

De acordo com Barreto, as intervenções propostas pela construtora foram fruto de discussões com a comunidade e desenvolvidas por um time formado arquitetos, urbanistas, engenheiros, paisagistas, ambientalistas, especialistas em trânsito e mobilidade.

No bairro de Sussuarana, o mercado imobiliário também espera ser impactado por uma nova via que ligaria o Centro Administrativo da Bahia (CAB) ao Novo Horizonte, a obra de infraestrutura foi proposta em 2020, durante a campanha política do prefeito Bruno Reis (União).

A diretora administrativa da construtora Pejota Empreendimentos, Maria Carolina Araújo, acredita que a possibilidade da nova via, unida à proximidade do metrô e à estrutura que o bairro vem desenvolvendo nos últimos anos, é um aspecto decisivo na hora da compra do imóvel

Em fase de construção, o condomínio Vivver Ulysses é o segundo empreendimento da Pejota. Todos os dois ficam localizados no bairro de Sussuarana. A escolha do local levou em consideração, segundo a diretora administrativa, a infraestrutura e a facilidade de acesso à região.

“O Vivver Ulysses, em especial, fica na avenida principal do bairro, com acesso facilitado pela Paralela, BR-324, Cabula e Avenida Gal Costa. A região também possui uma grande oferta de comércio e serviços próximos. Isso, sem dúvidas, faz diferença na escolha do cliente que deseja morar no bairro ou que já mora, mas busca um imóvel novo e com diferenciais importantes para sua rotina”, analisa Maria Carolina

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA