Busca interna do iBahia
HOME > CADERNO IMOBILIÁRIO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CADERNO IMOBILIÁRIO

Quadros são bem-vindos em todos os cantos da casa

Mariana Bamberg* | Foto: Marcelo Negromonte | Divulgação

Por Mariana Bamberg* | Foto: Marcelo Negromonte | Divulgação

03/08/2019 - 13:49 h
Laís Galvão optou por destacar uma obra de arte de grande formato no meio da estante com outros objetos, como livros e plantas
Laís Galvão optou por destacar uma obra de arte de grande formato no meio da estante com outros objetos, como livros e plantas -

Espelhos, pratos, relógio, esculturas e quadros, muitos quadros, com vários formatos, cores e temas. Pode parecer, mas não é uma bagunça. É uma parede com uma composição harmônica e criativa de diversos objetos que conferem ao ambiente personalidade e ousadia.

Pode parecer simples, mas, para o designer de interiores Rogério Menezes, é preciso muito cuidado e sensibilidade para não se tornar um caos de objetos aleatórios colados na parede. "Ou vai ficar muito lindo ou vai ficar muito feio".

Tudo sobre Caderno Imobiliário em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O primeiro cuidado é com a escolha da parede. A arquiteta Carolina Quintella explica que a ideal é aquela que tem destaque no ambiente, "que causa impacto assim que a pessoa entra". Geralmente é a que fica atrás do sofá. Mas é possível também escolher uma mais discreta para valorizá-la.

"Não existe o que é permitido e o que é proibido. Até mesmo a definição do cômodo é livre. Mas, em geral, os mais comuns são salas, quartos, lavabo, corredores e hall", esclarece Carolina Quintella.

A escolha da parede também deve estar relacionada aos objetos. A arquiteta Laís Galvão explica que quando elas são muito extensas, como em salas, por exemplo, devem ser usados elementos com maiores dimensões. Já em paredes menores, como em corredores, o ideal é utilizar aqueles menores, "pois serão vistos de perto".

Quebrar sequência

A etapa mais divertida é a escolha dos elementos, quando a criatividade e a sensibilidade devem falar mais alto. Para quebrar a sequência de molduras, é possível utilizar também pratos, relógios, máscaras, santos, esculturas e vasos. Mas a arquiteta e designer Daniela Campello alerta: assim como uma roupa deve combinar com o estilo de quem a usa, os elementos devem conversar entre si. Eles não precisam ser iguais, mas devem ter algo em comum, a cor, o tema ou até o formato.

"A composição deve também levar em consideração o ambiente. Ela é livre e pessoal, mas é importante estar relacionada aos elementos decorativos do local", orienta.

A sugestão de Rogério é aproveitar os objetos que o morador já tem em casa, "assim a composição traz a história e a personalidade da pessoa. Peças de família, lembranças de viagem, tudo isso agrega não só a estética, mas também a parte afetiva".

O equilíbrio e a harmonia da composição não dependem apenas da escolha dos elementos, a disposição deles também conta muito. Daniela Campello chama a atenção para o espaçamento entre os objetos. "Essa distância deve se repetir para criar unidade".

Para ajudar a encontrar a disposição ideal, Laís Galvão costuma ir distribuindo os objetos no chão até encontrar a disposição ideal. Assim, antes de instalar, "é possível encontrar um equilíbrio e uma lógica entre as peças.

"Tento seguir sempre algum desenho, algum formato. A lógica pode ser a partir de uma simetria ou um alinhamento de molduras", conta Galvão.

Para aqueles mais práticos, Carolina conta que uma composição não necessariamente exige furar paredes. É possível também deixar os objetos apenas encostados.

"Usamos muito elementos em prateleiras, aparadores ou até mesmo no chão, apoiados na parede. E ainda é possível compor esses soltos com outros presos. Por exemplo, pode usar um quadro maior sobre um aparador e, do outro lado, quadros menores, presos na parede. São várias opções".

*Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas