MERCADO
Saiba como se planejar para realizar o sonho do primeiro imóvel
Compra exige um planejamento financeiro e cuidado com documentação e estrutura do empreendimento
Por Joana Lopes
Ter a casa própria ainda é o sonho da maioria dos brasileiros – exatamente de 87%, de acordo com uma pesquisa do QuintoAndar, realizada pelo DataFolha. Além da representação material, a realização desse sonho é uma aposta em estabilidade e qualidade de vida, por isso, a escolha do imóvel ideal deve envolver muito planejamento. “O foco da maioria das empresas desse mercado ainda é atender as expectativas do cliente que vai comprar seu primeiro lar”, afirma Viviane Fonseca, diretora comercial e de marketing da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).
Fonseca comenta que, independentemente do padrão do empreendimento, as construtoras têm se preocupado em entregar cada vez mais lazer e bem estar aos consumidores. A localização ainda é o atributo que os compradores mais levam em conta, mas, como nem todo mundo pode morar onde deseja, a segurança se torna o fator principal na decisão de uma compra que, para a maioria das pessoas, será feita uma única vez na vida. “Por isso, é importante que o cliente amadureça suas reais necessidades e vontades, para encontrar uma casa ou apartamento condizente com suas possibilidades e expectativas”, orienta a diretora comercial da Ademi-BA.
Além da organização financeira, para que a compra seja realizada sem gerar grandes endividamentos, é preciso tomar uma série de cuidados para realizar esse sonho de forma segura. O primeiro deles é conferir a credibilidade da empresa no mercado, exigir todos os registros do imóvel. “Para quem compra unidades na planta, é possível solicitar essa documentação já no stand de vendas. Também é valido pesquisar outros empreendimentos da construtora ou incorporadora, para conferir o perfil das unidades e as avaliações dos clientes”, recomenda Fonseca.
“Outro fator é a estrutura do imóvel. Principalmente no caso de unidades usadas, o comprador deve avaliar se tanto o apartamento quanto o condomínio estão bem conservados”, acrescenta Kelsor Fernandes, presidente do Secovi Bahia (Sindicato da Habitação). A documentação da unidade comprada também deve estar em dia, bem como a do seu vendedor, que deve estar isento perante a Justiça.
Estrutura e decoração
Ainda sobre a estrutura do local, o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, indica alguns truques para saber se está tudo com o imóvel. O primeiro é levar um balde com água e jogar nos ralos para verificar a inclinação entregue pela construtora. Outro é abrir torneiras e chuveiros e deixar a água escorrer. Se houver algum vazamento nos sifões, eles vão aparecer depois de uns dois ou três minutos. Para uma vistoria elétrica, o arquiteto indica levar o celular e o carregador e testá-los em todas as tomadas.
No caso de apartamentos que serão reformados, deve-se conferir se a unidade fica na face norte ou sul do edifício. Se for no norte, por exemplo, haverá sol o dia inteiro. Se for no sul, haverá sombra a maior parte do dia. Isso influenciará totalmente o layout do projeto. Outro aspecto importante é ver o modelo de construção do prédio. Se a maioria das paredes for de alvenaria estrutural, não será possível fazer tantas alterações”, explica Moraes.
O arquiteto comenta que, muitas vezes na empolgação de arrumar tudo na casa nova, os moradores se esquecem de que, no decorrer do dia a dia, uma série de novas necessidades poderão aparecer. Por isso, sua dica é pensar em móveis que se adaptem a essas mudanças. “No meu apartamento, por exemplo, coloquei um móvel ripado sob a bancada da cozinha. Além de guardar louças e panelas, ele mantém uma estética agradável, pois fica ‘camuflado’. É uma alternativa para economizar espaço.”
Antes de mobiliar o imóvel, Moraes recomenda, no entanto, analisar como ficará a disposição de tudo em relação às janelas e varandas, pois convém deixar os armários próximos delas, preferencialmente de frente, para ventilar e prevenir a umidade. “Também é importante listar tudo o que você tem e verificar se eles cabem no espaço. Isso ajuda a pensar em como você vai armazená-los e planejar os armários”, diz o arquiteto. Ele explica que móveis e ambientes multifuncionais são excelentes opções para quem irá morar em espaços pequenos.
E, para fazer qualquer obra ou adaptação, sempre é importante consultar o síndico ou administrador do condomínio, solicitar a convecção e o regulamento interno para conferir todas as regras. “Se for uma reforma grande, é interessante apresentar o projeto a esses administradores”, orienta Kelsor Fernandes, presidente do Secovi. Assim, é possível evitar que o sonho do primeiro imóvel se transforme em pesadelo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes