FACILITIES
Serviços integrados aprimoram gestão em condomínios
Demanda por ‘comodidades’ em residenciais leva administradoras a ampliar oferta de soluções
Por Dianderson Pereira*
Os condomínios têm suas próprias necessidades e demandas, e garantir seu funcionamento pleno requer que todos os serviços estejam operando de maneira eficiente. Tradicionalmente associados ao setor empresarial, as facilities referem-se a um conjunto de serviços destinados a manter, gerenciar e otimizar a operação de edifícios e instalações, e estão ganhando destaque na gestão condominial pela sua praticidade. Os serviços que vão desde limpeza e portaria até sistemas de segurança, proporcionam não apenas mais facilidade para a administração, mas também melhor qualidade de vida para os moradores.
Geraldo Jorge, representante da empresa Gestão Facilities, destaca que a busca por serviços de “facilidades” cresce à medida que os gestores condominiais procuram maior praticidade. Empresas que oferecem serviços terceirizados possibilitam redução de custos, ganhos de produtividade e mão de obra qualificada e treinada, permitindo que o gestor foque no que é essencia, ele explica.
“Um dos pontos fundamentais das facilities é a garantia do funcionamento da organização 24 horas por dia, sete dias por semana, possibilitando segurança e conforto aos moradores. Os serviços têm que estar em perfeita ordem para atender às necessidades do condomínio”, explica Jorge.
Roque Teixeira, administrador de condomínios, reforça o valor das facilities para os condôminos.
“O morador pode contar com um profissional qualificado e sempre disponível para atendê-lo. Além disso, quando um funcionário precisar se ausentar, haverá um substituto pronto, de forma a evitar transtornos aos usuários”.
Fernanda Paim, administradora da Saga Facilities, empresa especializada em serviços de manutenção, limpeza e portaria, ressalta que contratar empresas com expertise no setor é um diferencial para os condomínios. “Quando as gestões condominiais recorrem a especialistas, elas obtêm a experiência necessária para garantir serviços de excelência”, comenta.
Além disso, destaca que o setor de facilities está em constante transformação, adotando novas tecnologias para atender às demandas cada vez mais complexas e exigentes. “A inovação tecnológica tem sido essencial para elevar o padrão dos serviços prestados e para garantir a satisfação dos condôminos”, acrescenta.
O síndico profissional Geovane Prazeres cita que os serviços integrados mais procurados pelos condomínios são portaria e limpeza, frequentemente contratados como parte de um mesmo pacote, seguidos por manutenção em geral, jardinagem e zeladoria. Ele também destaca que a contratação de serviços integrados traz vários benefícios para os síndicos, facilitando a administração condominial.
“Essas facilidades trouxeram muitos benefícios para a gestão. Agora, é possível administrar as demandas dos condomínios de forma mais imparcial e técnica, já que lido diretamente com uma empresa, e não apenas com colaboradores de maneira isolada. Claro, isso trouxe outras questões para serem analisadas, como a atenção maior nos quesitos contratuais e trabalhistas, mas empresas mais estruturadas conseguem trabalhar com métricas mensuráveis, o que ajuda muito na gestão do condomínio”, comenta Prazeres.
Segurança
Nos dias de hoje, a segurança é uma das maiores preocupações em condomínios, tanto residenciais quanto comerciais. Kelsor Fernandes, presidente do Sindicato da Habitação na Bahia (Seccovi), aponta que a busca por condomínios mais seguros e investimentos em serviços de segurança está em alta devido ao aumento nos casos de violência urbana. “Os condomínios procuram sistemas de controle de entrada, porteiros bem capacitados e rígido controle de acesso para proteger os moradores”, destaca.
Para manter a eficiência e segurança, Geovane recomenda trabalhar com empresas especializadas que respeitem todas as normas regulatórias, com profissionais capacitados, além de possuir certificações de segurança. “Ao escolher uma empresa para o fornecimento de serviços, considere não apenas o preço, mas também o valor agregado (na transação)”, ressalta.
Além de segurança e manutenção, Geovane menciona que serviços adicionais, como mercadinhos, feiras livres e personal trainers, podem enriquecer a experiência de quem mora no condomínio. “Com o aumento da violência, a tendência é que mais pessoas busquem condomínios fechados para a segurança, e dentro desses condomínios, é interessante o investimento em outros serviços”.
Geraldo Jorge também sinaliza uma crescente unificação de tecnologias de automação, sistemas de gerenciamento de edifícios baseados em Internet das Coisas (IOT), IA e análise de informações. “Isso está se tornando cada vez mais comum, trazendo mais proteção, comodidade e qualidade de vida aos seus moradores”.
*Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes