Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GASTRÔ

Comida di Buteco celebra criatividade e convivência

Concurso chega à 15ª edição em Salvador, com 39 estabelecimentos que celebram criatividade e convivência

Por Marcos Dias

25/04/2022 - 6:00 h
Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação
Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação -

Com número recorde de participantes, a edição 2022 do concurso Comida di Buteco em Salvador conta com 39 bares e se estende até o dia 8 de maio, resgatando, após o período mais grave da pandemia do covid-19, o prazer da convivência e outras coisas boas da vida, como aquele petisco que faz você sair de qualquer canto da cidade para prová-lo com sua cerveja de estimação.

O tema deste ano não poderia ser mais apropriado: “Buteco Vive!”. E o valor dos pratos (R$ 27) também tem atraído clientes, que podem desfrutar de delícias criadas com total liberdade e exclusivas para o concurso.

O Bar das Meninas, em Armação, por exemplo, convocou o astral para se inspirar. Fundado em 1994 por três irmãs que vieram de Xique-Xique para empreender, tem como aposta o prato Capricho dos Deuses. Se segure aí: é feito com costela suína servida com angu à baiana (usam farinha de milho), couve e cebola caramelizada.

O bar e restaurante de comida caseira participa do concurso desde 2012, sempre com um prato inédito. Mas alguns, digamos, viralizam, como a rabada, feita para o ano em que estrearam no Comida di Buteco. "Tenho clientes que vêm até da Ribeira comer a rabada" diz Claudia, a irmã mais nova. "A divulgação é muito boa, tem pessoas que vêm a primeira vez, gostam e viram clientes".

Mulheres

De acordo com a organização do evento, na 15ª edição em Salvador pelo menos 15 botecos são comandados somente por mulheres. E a história das Meninas começa quando as irmãs, ainda sem muita experiência, faziam tudo por lá – e traziam, por exemplo, bode e carne do sol de Xique-Xique. Valham-me os deuses, já caprichosos desde então.

Hoje, uma das irmãs mora em Barreiras, e o bar cresceu: o fogão de 4 bocas passou a ser de 12 já há algum tempo, e já são seis funcionários. No ano passado, inclusive, abriram junto ao bar e restaurante uma delicatessen.

Outro participante, o Malembe Food & Drinks, na Ladeira do Carmo, chega ao concurso, pela primeira vez, com o deslumbrante Vicieux. A casa tem quatro mulheres negras à frente do negócio e o prato é uma homenagem a uma das colaboradoras do bar, uma mulher haitiana, Regina, que costuma usar a expressão no ambiente de trabalho.

“A gente já teve um prato haitiano no cardápio, o fritay, que leva banana da terra verde frita com frango e outros produtos. A ideia foi fazer uma homenagem com a base de um prato haitiano, mas com carne de fumeiro, do Recôncavo, fazendo a junção de duas referências, mas com o nosso tempero”, diz Daiane Menezes, uma das quatro mulheres à frente do negócio.

Devagar e sempre

Ela diz que Malembe, em Angola, tem o sentido de “devagar, com calma”, ou também, quando usado na expressão “malembe-malembe”, quer dizer “devagar se vai longe”. O bar surgiu em 2019 com a ideia de ser um espaço que valorizasse as raízes das empreendedoras, oferecendo comida e bebida com qualidade, conforto e um cardápio vasto com temática de valorização da cultura, culinária, bem como os drinks. “É uma celebração da nossa ancestralidade”.

Criado em 2000, os critérios que elegem o melhor boteco de cada cidade continuam sendo a qualidade do petisco, o atendimento, a higiene e a temperatura da bebida. Os botecos são avaliados por uma comissão e pelos próprios clientes durante o concurso.

O vencedor da capital baiana, na segunda etapa do concurso, que ocorre em junho, recebe uma nova comissão de jurados nacionais para a reavaliação das quatro categorias, quando, assim, podem concorrer ao melhor boteco do país. Confira os participantes de vários bairros da capital no site comidadibuteco.com.br.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Comida di Buteco gastronomia muito revista Muito

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

Capricho dos Deuses, do Bar das Meninas, em Armação
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA