Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
10/06/2024 às 9:00 - há XX semanas | Autor: Pedro Hijo

MUITO

Dia dos Namorados: unidos pelo amor e pela gastronomia

Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita.
Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita. -

Tempestade e calmaria, salgado e doce, impulsividade e pragmatismo. Essas são dualidades que definem três casais de empresários baianos. Cada par com seu negócio, eles comandam empresas bem-sucedidas no setor de gastronomia em Salvador. Na semana do Dia dos Namorados, comemorado na quarta-feira, 12, A TARDE ouviu as duplas para saber as vantagens e desafios de ter o marido ou esposa como sócio.

O dito popular de que opostos se atraem espelha a lei da Física que versa sobre a atração de cargas elétricas opostas. Válido ou não, esse empréstimo de um estudo da natureza para explicar dinâmicas humanas ajudou os casais de empresários a organizar os próprios negócios. “Ela é a calmaria, eu sou a tempestade”, diz o chef Fabrício Lemos, dono do Grupo Origem junto com a esposa, a chef confeiteira Lisiane Arouca.

À frente de sete operações em Salvador, Fabrício e Lisiane entendem que têm papeis distintos na gestão da empresa. “Ela pensa no bem-estar, tem uma linha mais conservadora e prefere ser mais tranquila. Eu tenho a missão de fomentar a gastronomia local, criar uma referência para outros negócios”, diz o chef. Em 2023, a complementariedade do casal levou o par à 74ª posição numa premiação dos melhores do mundo no setor, a The Best Chef Awards.

Sócios dos restaurantes Cazolla e Cazollita, a chef Carla Mazolla e o marido, Nelson Souza, contam que têm personalidades bem diferentes. “Eu sou impulsiva, ele pensa mais. Eu sou explosiva, ele é virginiano, organizado, criterioso. Eu não posso demitir funcionário porque choro, ele senta e faz o que se propõe”, descreve Carla. Para a chef, a combinação de emoção e razão foi fundamental para o sucesso da empresa.

“Se a gente não tivesse essa parceria, ou a gente tinha estagnado e nunca crescido ou crescido muito rápido e fechado lojas”, afirma Carla. Juntos há 16 anos, os dois começaram a empresa na própria casa. Em 2013, a chef preparava comida para alguns amigos e o hambúrguer foi o prato favorito do grupo. No ano seguinte, com o auxílio de Nelson, Carla transformou a varanda da casa numa hamburgueria.

“Em 2016, a gente atendia mais de 100 pessoas na varanda de casa. Não cabia todo mundo e os próprios clientes falaram que aquela era a hora de crescer”, rememora a chef. Depois de um ano, Carla e Nelson, junto com a irmã da empresária e um casal de clientes como sócios, inauguraram a primeira loja, no bairro da Pituba. Atualmente, eles possuem quatro unidades, sendo duas da segunda marca do grupo, a Cazollita.

Donos da confeitaria e buffet Aladia, que atende por delivery e faz eventos na capital baiana, o casal Vinicius Aladia e João Cardial seguem a máxima emprestada da física. “Somos extremos diferentes, eu sou azoado e ele é metódico”, diz João. As personalidades distintas já motivaram discussões entre os dois. A solução foi definir funções e espaços físicos separados para cada sócio. “Ele faz a cozinha quente e eu cuido da confeitaria”, explica Vinicius.

O casal conta que foi João quem incentivou Vinicius a apostar nos doces. “A confeitaria surgiu em 2019. Eu tinha finalizado o mestrado em 2018, e estava na busca do que fazer”, lembra Vinicius. “Comprei um curso de confeitaria industrial, cheguei em casa e dei pra ele de presente de Natal”, complementa João. No mesmo ano, eles começaram as vendas de doces. Em 2022, com o fim da pandemia de Covid-19, o negócio expandiu como um buffet também, serviço que João já fazia antes do período de isolamento social.

Divisão de tarefas

Os dois trazem das famílias o amor pela cozinha. Vinicius aprendeu a fazer doces com a avó Aladia, que dá nome à confeitaria, e João se aproximou da cozinha ainda criança: “Tenho 18 tios e, desde pequeno, eu estava cortando tomate em grandes eventos da família”. Na sociedade do casal, João era responsável inicialmente pela parte financeira. Com a retomada do buffet, ele assumiu a cozinha salgada. “Consegui colocar os doces no buffet”, diz Vinicius.

Sócios de outras três pessoas, Carla e Nelson contam que também têm tarefas definidas na gestão, o que foi importante para a saúde da empresa e do relacionamento. Enquanto Nelson fica à frente das unidades do Cazollita, a chef assume o contato com fornecedores, o treinamento de funcionários e as funções criativas do grupo, como a proposição de novos pratos para os restaurantes.

No Grupo Origem, as funções se dividem entre Fabrício, que é responsável pela gestão do negócio e pela comida quente, e Lisiane, à frente da gestão de pessoas e do setor de confeitaria. “A gente respeita muito a área de cada um. Quando a gente monta o projeto, cada um cuida do seu, mas a gente escuta muito as opiniões do outro”, diz o chef, que ainda conta com as duas afilhadas, Giulia e Luana, no marketing e design da empresa.

Em casa

Com a família toda no negócio, o desafio é não tratar dos restaurantes em casa. “Eu conduzo essa educação de não se falar de trabalho dentro de casa”, afirma Fabrício. “Há seis meses, as meninas trabalham com a gente e eu percebo essa evolução. Hoje, falamos menos do que quando era só eu e Lisi”, completa. O casal é dono dos restaurantes Origem, Ori, Omí, Gem, Segreto, opera no terraço do hotel Fera Palace e promove eventos pela marca Origem. Eles se conheceram há 11 anos, num grupo de chefs que se uniu para pensar o futuro da gastronomia.

“Em casa, a gente busca dividir tarefas. Eu faço nosso almoço e ela fica encarregada do controle de contas”, explica Fabrício. Com a cozinha de casa sendo também a cozinha da empresa, João e Vinicius dividiram o espaço entre cozinha salgada e doce. “Percebemos que o nosso potencial está nessa parceria”, diz Vinicius, que conheceu o marido num museu. “Eu olhei para um quadro e comecei a desenrolar a conversa. A gente marcou um encontro, ali mesmo no cafezinho do museu”, lembra João.

Diferentemente do casal do Grupo Origem, para a sócia do Cazolla e Cazollita, conversar de trabalho em casa é “inevitável”. “Não consigo entender quem consegue separar vida do trabalho. É como se estivéssemos falando do nosso filho”, diz. Ainda assim, Carla sugere que casais que pretendem abrir um negócio juntos devem balancear a vida profissional e pessoal e dividir as funções de forma equilibrada. “Se tiver com o relacionamento organizado, vá em frente, mas se cada um tiver um sonho diferente, fica difícil”, alerta a chef.

Serviço:

*Aladia Confeitaria: O buffet de doces e pratos salgados atende a eventos como jantares e casamentos. Também é possível fazer encomenda de bolos e doces por meio do perfil no Instagram: @aladiaconfeitaria.

*Cazolla: O restaurante se destaca não só pelas opções de hambúrguer, mas também de pratos variados e sobremesas. A primeira unidade do Cazolla fica localizada na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba.

*Restaurante Origem: Comandados pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o local é um dos restaurantes mais aclamados de Salvador e fica localizado na Alameda das Algarobas, 74, Pituba.

Assuntos relacionados

casais empresários dia dos namorados empreendedorismo gastronomia gestão de negócios restaurantes em Salvador

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

casais empresários dia dos namorados empreendedorismo gastronomia gestão de negócios restaurantes em Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

casais empresários dia dos namorados empreendedorismo gastronomia gestão de negócios restaurantes em Salvador

Publicações Relacionadas

A tarde play
Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita.
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita.
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita.
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

Carla Mazolla e Nelson Souza, sócios da Cazollita.
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA