Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUITO

Empreendedores investem no poder dos aromas para proporcionar bem-estar

Yumi Kuwano

Por Yumi Kuwano

16/08/2021 - 6:00 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE -

Você já teve alguma sensação boa ou ruim ao inalar um aroma? Claro que sim, né? Mas saiba que essa sensação independe do cheiro e não é algo universal, porque vai variar das experiências de cada pessoa.

Temos uma região do cérebro, o sistema límbico, que é o responsável por controlar as memórias. E aí é que está: as sensações proporcionadas por um cheiro ou odor estão totalmente relacionadas a elas, que são ativadas quando inalamos um determinado aroma.

Tudo sobre Muito em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Por exemplo, quando sentimos um cheirinho de comida caseira podemos nos transportar automaticamente para a nossa infância, porque aquilo teve algum significado para nós.

Para Kamilla Sarmento, a necessidade de ter experiências fora de casa durante a quarentena foi o que a fez pensar em aromas que a transportassem para outro lugar. Foi assim que nasceram as velas, aromatizadores e difusores com cheirinho de praia, um dos primeiros da sua marca, a Kammi Home.

Para a arquiteta de formação, tudo começou quando ela fez intercâmbio no Canadá, e lá o costume de usar velas e aromas é comum para deixar os ambientes mais aconchegantes e quentinhos.

“A Kammi nasceu para trazer memórias olfativas, principalmente na pandemia, porque eu não saía muito de casa e queria mudar os ambientes, ficava agoniada, queria algo que me remetesse às lembranças”, diz a empresária.

Depois de muita pesquisa, estudo e planejamento, os primeiros aromas de praia e de canela surgiram e passaram por testes com suas amigas. Um sucesso para quem queria se sentir na praia sem sair de casa. Como Kamilla gosta de se inspirar em momentos, além da praia, tem produtos com cheirinho de café da manhã americano, vinho e até bolo de aniversário.

Sustentabilidade

As velas da Kammi são produzidas sem parafina, matéria-prima das velas comuns, que deriva do petróleo, ou seja, não é biodegradável e pode até ser tóxica. “Vi que, fora do país, velas com cera 100% vegetal são uma tendência. Também é mais segura em relação a incêndios e tem menor possibilidade de causar alergias”.

Essa também era uma preocupação da Salev Aromas. A marca lançada no fim do ano passado tem todas as velas veganas. As sócias Bárbara Liz e Maria de Lucca cursam medicina, e a saúde foi a prioridade na hora de desenvolver o produto, além de proporcionar uma queima limpa.

A cera de palma, arroz e coco é a marca sustentável do negócio, mas não é a única: o pavio é feito de algodão, os frascos de vidro podem ser reutilizados e a tampa vem de madeira reflorestada.

Em casa

De acordo com Bruna Pena, também sócia e idealizadora da Salev, o seu maior público é de mulheres, de 20 a 35 anos, mas elas têm percebido um crescimento de pessoas mais jovens, a partir dos 16 anos. Normalmente, são pessoas que passam bastante tempo em casa, que buscam o autocuidado e produtos mais naturais, que não impactam negativamente no planeta.

“A ideia surgiu quando estávamos isoladas e por ser um período de muita gente também estar reclusa, passamos a observar mais a casa e querer investir mais em bons momentos nela, nos ambientes onde ficamos mais tempo”, diz Bruna Pena.

“As três eram consumidoras de velas, home spray e difusores. Por causa desse conhecimento prévio, tínhamos experiência naquilo que gostávamos, o que se tornou uma base para o desenvolvimento dos nossos aromas”, analisa Maria. Foram mais de 30 testes para chegar às três fragrâncias com que trabalham hoje.

De acordo com Bárbara, o cheiro tem, acima de tudo, um valor emocional muito grande: “A gente sabe que tais cheiros podem evocar certas lembranças nas pessoas, e é isso que queremos com o nosso trabalho”.

Esse ponto é confirmado pelo farmacêutico cosmetologista da Avatim, Roberth Sertorio. Segundo o especialista, os mesmos aromas podem impactar de diferentes formas em cada pessoa, a depender das suas memórias e lembranças. Além disso, uma essência, que é a substância responsável pelo cheiro de um perfume ou aromatizador, pode ser sintética ou natural, derivada das plantas.

No segundo caso, são chamadas de óleo essencial, porque possuem propriedades terapêuticas e são utilizadas na aromaterapia.

“Alguns produtos podem ter a essência sintética e natural ao mesmo tempo, trazendo alguns benefícios quando inalados”, explica.

Quando é inalado, o perfume pode fazer a pessoa associar imediatamente o cheiro a uma lembrança. Pode trazer uma memória, uma sensação de bem-estar, de limpeza, melhora a autoestima… Causa um bem-estar generalizado, mas está longe de ter alguma propriedade terapêutica.

Cheiro de paz

Como uma boa virginiana, a advogada Mayara Lourenço, 28, sempre amou aquela sensação de casa limpa, e o que traz isso, para ela, são os cheirinhos de velas, aromatizadores e difusores. “Minha experiência com os aromas é criar um ambiente com uma sensação agradável, cheiro de paz, sabe?”.

Inclusive, ela tem o costume de usar enquanto trabalha, nas reuniões em casa, jantares, e não só nos momentos de relaxamento – mas confessa que não abre mão de um banho no fim do dia com uma vela cheirosa.

Os aromas que conquistaram o coração da advogada são de cheiros doces e florais, mas a favorita do momento é o de canela. E não é à toa que Mayara gosta de escolher aromas para cada ambiente.

Há uma parte do marketing justamente para estudar e indicar os melhores cheiros para cada lugar e, consequentemente, despertar algumas sensações mais comuns nas pessoas. Muitas lojas utilizam o marketing olfativo para provocar isso nos clientes.

“Nos ambientes mais sóbrios, normalmente usamos aromas mais amadeirados, nos mais jovens são comuns os frutais, os femininos combinam bastante com os aromas florais, e para dar um ar de limpeza indicamos os cheiros herbais. Lembrando que isso tudo é uma sugestão e não regras, porque depende da personalidade de cada pessoa”, completa o farmacêutico especialista.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

Maria de Lucca, Bruna Pena e Bárbara Luiz criaram a Salev | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x