Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUITO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUITO

Livrarias de Salvador renovam-se para conquistar nova geração

Em Salvador, as livrarias também têm desenvolvido estratégias para conquistar leitores mais jovens

Pedro Hijo

Por Pedro Hijo

24/03/2024 - 7:00 h | Atualizada em 24/03/2024 - 11:40
A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias
A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias -

Filha de dois professores, a estudante Clarice Monteiro, 12 anos, não surpreendeu ninguém com a paixão pelos livros. Mas a mãe dela, Claudia, professora de sociologia, ficou chocada ao testemunhar uma legião de crianças e adolescentes em polvorosa para encontrar seus ídolos: autores de livros. “Parecia que iam ver uma banda de rock”, conta Claudia.

A situação narrada pela professora foi na Bienal do Livro da Bahia, em 2022. A nova edição do evento será realizada entre o dia 26 de abril e 1° de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Segundo a organização do evento, o foco da Bienal será em temas contemporâneos e na relação do livro com outras mídias, como games e séries.

Tudo sobre Muito em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em Salvador, as livrarias também têm desenvolvido estratégias para conquistar leitores mais jovens, como Clarice. Na livraria LDM, que tem duas unidades em Salvador, a estudante entrou para um clube de leitura, o Nona Arte, sobre histórias em quadrinhos, as HQs. “Não tem como ir ao shopping sem ir a uma livraria”, diz Clarice. “Gosto de ficar babando pelos livros que eu quero”.

Batizada por uma dupla homenagem – à avó e à escritora Clarice Lispector – a estudante se descreve como uma “comedora de livros”. E garante que os amigos têm seguido um caminho parecido. “Sempre um recomenda livro para o outro”, conta a estudante, incentivada à leitura desde muito pequena pela mãe, que se diz uma “leitora compulsiva”. As duas participam de clubes de leitura.

Para a mãe dela, além do estímulo à leitura, os clubes oportunizam o encontro de jovens com interesses similares.

Produtor de eventos da LDM, Deko Lipe afirma que reuniões como essas ajudam a empresa a criar vínculos com os clientes, especialmente com os leitores mais novos. Com eles, a livraria busca diversificar as sugestões de livros.

Segundo Deko, 70% dos participantes do Nona Arte são jovens. Outros eventos, como o Tarde Encantada e o Tarde Divertida, atraem crianças mais novas com atividades lúdicas.

“Queremos naturalizar a literatura como entretenimento”, destaca o produtor. Outra estratégia da LDM é se inserir em turnês de autores que fazem sucesso com o público infanto-juvenil.

Já passaram pela livraria escritores como a carioca Clara Alves, do best-seller Conectadas, o potiguar Pedro Rhuas, do sucesso Enquanto Eu Não Te Encontro, e a paulista Ray Tavares, de livros bem vendidos como Confidências de uma Ex-Popular e Heroínas. Os três focam no público jovem em suas obras, o segmento chamado de “young adult”.

Jornalista, criadora de conteúdo online e escritora, a baiana Roberta Gurriti, 22 anos, se prepara para lançar o primeiro romance solo, ainda sem título. “Eu me apaixonei pela escrita depois de me apaixonar pela leitura. Comecei a ler desde muito cedo”, lembra Roberta, que ganhou o primeiro livro quando tinha 12 anos de idade.

“Foi a primeira vez que eu fui a uma livraria, comprei todo o resto da série [do livro] com a minha mesada”, narra a jornalista. Atualmente, ela trabalha numa agência de criadores de conteúdos em que fundou um grupo de influenciadores digitais pretos voltados para o meio literário. “Minha vida hoje em dia gira em torno dos livros”, diz a jovem, que descreve a livraria como um “espaço confortável” e a “primeira parada” quando vai ao shopping. Roberta também media papos de autores em eventos, como rodas de bate-papo e lançamentos de livros, especialmente voltados ao público jovem.

“No último que eu fiz, a gente juntou muitas pessoas no Shopping da Bahia. E olha que estava uma chuva danada em Salvador”. Ela também participa de um clube mensal de leitura na LDM.

Roberta afirma que percebeu um aumento no interesse por livros após a pandemia de Covid-19. De acordo com a empresa de dados Nielsen BookScan, houve um aumento na venda de 41,2% na venda desses itens no Brasil entre 2019 e 2022. Em 2023, com o fim da pandemia, as vendas decaíram 7%, mas ainda superam a média dos anos anteriores a 2020.

Estudante de jornalismo, Sophia Cabral começou a se interessar pelos livros durante a pandemia e afirma que o mesmo aconteceu com os amigos dela. “Para comemorar, fizemos um amigo secreto de livros no fim do ano”, conta a estudante.

Frequentadora de livrarias de shoppings como Clarice e Roberta, Sophia usa as lojas físicas para ler e pesquisar quais as próximas aquisições. “Depois, acabo comprando online porque o preço é mais em conta”.

Livraria como experiência

Gerente da livraria Leitura do Shopping da Bahia, Breno Guimarães afirma que o diferencial da loja física é a experiência do cliente. “Ir até a livraria, conversar com um bom livreiro sobre a experiência de livros lidos e encontrar novas possíveis pérolas são experiências muito difíceis de simular no meio digital”, opina Breno.

De acordo com ele, é consenso no setor literário que o sucesso de um best-seller se constrói no ambiente físico. Mas, diz Breno, a presença digital se faz necessária. Por isso, a Leitura também vende por canais como sites de vendas online e em redes sociais como Instagram e WhatsApp. “Sempre tentando ter o diferencial humano nas relações”, destaca o gerente.

Apesar da presença digital da livraria, Breno destaca que muitos clientes ainda preferem a loja física. “Temos clientes que nos visitam duas a três vezes na semana. Alguns são inclusive ativistas da livraria e dizem que preferem comprar com a gente”, afirma. O local também funciona, destaca o gerente, como ponto de encontro de amigos e negócios.

Na LDM, para driblar a preferência de alguns clientes pela compra online, como é o caso de Sophia, a livraria oferece 15% de desconto para os participantes dos clubes de leitura. Segundo o produtor de eventos do local, os frequentadores dos clubes também usam o preço promocional para presentear amigos e familiares com as obras.

“O que esses clubes faturam não é nada exorbitante dentro do faturamento total”, pondera Deko, acrescentando: “Mas é uma compra que a gente tem interesse”. O laço formado nos eventos com grupos de leitores mais jovens oferece à livraria uma perspectiva positiva de futuro, tanto pelo incentivo à leitura quanto pela ligação afetiva dos clientes com a loja.

Para Breno, os jovens sempre representaram um percentual importante dos clientes de livrarias e a presença de criadores de conteúdo focados em literatura na rede social TikTok os consagrou como grande público do mercado: “É só olhar as últimas Bienais”. Segundo ele, no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia os encontros voltados ao público jovem lotaram.

Bienal jovem

De acordo com a organização da Bienal baiana, a última edição soteropolitana, há dois anos, foi um sucesso. Com meio milhão de livros vendidos, o evento teve mais de 90 mil visitantes em seis dias, sendo que desta audiência 40% eram pessoas de até 25 anos. Em apenas um dia, foram 20 mil pessoas no local, um recorde histórico para o evento.

A expectativa para a edição que começa no próximo mês é superar essas marcas, de acordo com a diretora da empresa GL Events Exhibitions, responsável pelo evento, Tatiana Zaccaro.

Para ela, o público jovem baiano é o que melhor atinge o propósito do evento. “Existe uma tendência do mercado editorial de apostar nos jovens, pois são eles que melhor se comunicam na hora de indicar um livro e de formar uma massa expressiva de leitores”, pontua.

Na Bienal da Bahia de 2024, o público infanto-juvenil terá dois espaços voltados para esse grupo: a Arena Jovem e o Janelas Encantadas, um espaço para o público infantil.

Serviço: Eventos literários em Salvador

Lançamentos:

*4 de abril: a livraria LDM do Shopping Bela Vista organiza o lançamento do livro Escrevendo Sem Medo, de Jana Viscardi

*5 de abril: a livraria Leitura do Shopping da Bahia promove o lançamento do livro de estreia da escritora e criadora de conteúdo online soteropolitana Sofia Oliveira, Acreditar em Mim É a Minha Única Possibilidade de Existir

*6 de abril: serão lançados na livraria LDM do Shopping Paseo, às 17h, os livros Perambular ao Ar Livre (Leandro Pessoa Vieira), Roma Negra (Estevan Vivaldi) e Rocha Navegável (Fábio Costa e Igor Souza)

*14 de abril: será realizado o lançamento do livro Senhor Pum, de Bruno Black, às 15h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista

Clubes:

*Amante dos Livros: o próximo evento do grupo será neste domingo, 24, às 14h, na livraria LDM do Shopping Bela Vista. A reunião será sobre o livro Ás de Espadas, de Faridah Àbíké-Íyímídé.

*Nona Arte: o grupo é voltado para histórias em quadrinhos e terá a próxima reunião no dia 5 de abril, às 19h, na livraria LDM do Shopping Bela Vista, sobre o livro “Clube dos 27”, de Wes Oliveira e Isaque Sagara.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias
Play

Filme sobre o artista visual e cineasta Chico Liberato estreia

A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias
Play

A vitrine dos festivais de música para artistas baianos

A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias
Play

Estreia do A TARDE Talks dinamiza produções do A TARDE Play

A autora e jornalista Roberta Gurriti tem 22 anos e é fascinada por livrarias
Play

Rir ou não rir: como a pandemia afeta artistas que trabalham com o humor

x