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26/05/2024 às 9:00 - há XX semanas | Autor: Pedro Hijo

GASTRÔ

Salvador Restaurante Week: Veja 'mil e uma' delícias em promoção

Este ano, o festival destaca os pratos vegetarianos e conta com 107 restaurantes

Imagem ilustrativa da imagem Salvador Restaurante Week: Veja 'mil e uma' delícias em promoção
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Cogumelos ao molho cítrico com torradas, risoto de abóbora com crispy de parmesão, e taboca com brigadeiro de dendê são algumas opções dos cardápios de três restaurantes que participam da 23ª edição do Salvador Restaurante Week. O evento gastronômico que oferece menus em preços mais acessíveis segue até o dia 16 de junho em Salvador e em Lauro de Freitas, na região metropolitana.

Este ano, o festival destaca os pratos vegetarianos e conta com 107 restaurantes que oferecem menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa. São três opções de cardápio com preços fixos: Menu Week Convencional, com almoço por R$ 54,90 e jantar por R$ 69,90; Menu Week Plus, com almoço por R$ 68,90 e jantar por R$ 89,90; e Menu Week Premium, com almoço por R$ 89 e jantar por R$ 109.

O restaurante Casa de Farinha, localizado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, tem opções vegetarianas e veganas no cardápio desde a abertura, em 2021. “A gente sempre pensou na inclusão”, diz o chef Jota Moraes, que divide o comando do estabelecimento com a mãe, Margarette Rodrigues.

Ele comenta que não é um desafio fazer uma comida que homenageia às raízes nordestinas sem nenhum ingrediente de origem animal. “A base da comida baiana é vegana, como a moqueca, por exemplo, que a gente até pode saborizar com camarão ou peixe, mas tem uma base apenas de vegetais”.

Para este ano, um dos destaques vegetarianos do menu do restaurante é o risoto com cogumelos e crispy de batata doce. “Está fazendo tanto sucesso que deve entrar no cardápio fixo depois”, comenta Jota. Para os que não são vegetarianos, o cardápio ainda oferece de entrada uma croqueta de moqueca de carne no almoço, risoto de rabada com agrião como prato principal e, no jantar, um filé mignon grelhado na manteiga de garrafa com purê de inhame com queijo coalho, entre outras opções.

Para o chef, a inspiração para a montagem de todos os cardápios do restaurante é a regionalidade. “A gastronomia nordestina é rica em sabor, é potente, mas foi muito escanteada por ser uma comida de escravizado, de retirante”, opina. “Tem muito cliente que fala que a minha comida lembra a comida da roça da avó, e essa é a ideia no final das contas”.

A forte presença do Nordeste nos pratos não é uma exclusividade do Casa de Farinha. O cardápio do restaurante Maria Mata Mouro, localizado no Pelourinho, em Salvador, também traz elementos que fazem parte da história dos clientes baianos.

“Temos uma carne de panela que representa essa família do interior, tem o prato de frutos do mar que remete às feiras na capital. A elaboração do cardápio foi muito pautada na memória e na emoção”, diz o chef do restaurante, Alan Cerqueira.

Premiado na 20ª edição do Restaurante Week na categoria Chef Destaque, Alan diz que montar um menu com opções vegetarianas para o festival requer criatividade. “O importante é que seja um prato elaborado para que as pessoas que não são vegetarianas também se surpreendam”, pontua.

Preparação

Algumas semanas antes do início do festival, Alan se organiza para a montagem do cardápio que deve trazer pratos saborosos, mas de simples execução. De acordo com o chef, por causa da grande rotatividade do evento, a logística do serviço e a aparência do prato nas redes sociais são pontos importantes durante o planejamento do menu.

“Para o Restaurante Week, não adianta fazer o básico, é preciso usar criatividade para fazer algo diferente, que tire as pessoas de casa, e viável financeiramente. É preciso sempre pensar no preço”, diz o chef do Maria Mata Mouro.

Alan comanda a cozinha do restaurante desde a reabertura do estabelecimento, há dois anos. O local ficou fechado durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022. Uma das estratégias do retorno, de acordo com o chef, é participar de eventos gastronômicos da cidade para trazer mais pessoas ao local.

“Nós sabemos que o restaurante está no roteiro turístico, mas temos criado estratégias durante todo o ano para que o soteropolitano saia de casa e venha até nós, e esse é um dos motivos de a gente participar do Restaurante Week”, diz o chef do Maria Mata Mouro, que integrou o Festival da Primavera deste ano e também estará nos festejos juninos.

Criatividade

Chef do restaurante 705, Jadson Nunes concorda com Alan Cerqueira quando o assunto é o planejamento de montagem dos pratos. Para ele, os principais pontos para um cardápio de Restaurante Week são custo, diversidade de ingredientes e criatividade para atrair clientes.

Participante do festival há quatro edições, o restaurante 705, localizado em Pituaçu, também oferece um cardápio com inspiração em elementos regionais durante o evento. Entre as opções, estão um peixe marinado ao leite de coco e um pudim de paçoca com farofa de amendoim.

"Foi preciso criar pratos que se encaixassem numa margem de custo-benefício que fosse interessante para o restaurante sem desagradar o cliente", conta.

Para a proprietária do 705, Tamires Araújo, o Restaurante Week é um momento de apresentação do estabelecimento para clientes que possam voltar em outras ocasiões. Por isso, pensar em cada detalhe é uma forma de fidelizar novos fregueses. “O perfil do nosso público é exigente”, diz Tamires. “São clientes que não querem apenas comidas gostosas e bebidas geladas, são pessoas que buscam além, que querem um lugar aconchegante, confortável, atendimento de excelência, estacionamento e segurança”.

Um dos destaques do cardápio pensado para o jantar é o arroz de ervilha azul ao alho. O chef explica que, durante o cozimento, o arroz adquire a coloração azulada da flor clitória. O prato tem atraído visitantes curiosos ao restaurante. "O soteropolitano está mais aberto às inovações culinárias, a aceitar o desafio de provar o inusitado, o diferente, o que tem sido muito bom para nós”.

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