Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Americanos enfrentam problemas com urnas eletrônicas

Por Agencia Estado

07/11/2006 - 14:42 h

As urnas eletrônicas começaram a causar problemas assim que a votação nos Estados Unidos começou, hoje, fazendo com que dezenas de eleitores de seções dos Estados de Indiana e Ohio e algumas na Flórida tivessem que votar com cédulas de papel.
Em Cleveland, alguns eleitores encararam a novidade das urnas eletrônicas sem saber direito como votar de maneira correta. "Temos cinco máquinas, uma delas tem de funcionar", afirmou Willett Scullank, mesário responsável por solucionar eventuais problemas em uma seção do município de Cuyahoga, no Ohio.

Nas eleições de hoje os norte-americanos vão renovar os 435 membros da Câmara dos Representantes e um terço das cadeiras do Senado, além de escolherem 36 governadores. Em Delaware, município no Estado de Indiana, autoridades eleitorais pretendem estender o período de votação depois que um erro nas máquinas fez com que centenas de eleitores não conseguisse registrar o voto na urna eletrônica e precisassem recorrer às cédulas antigas.

Karen Wenger, mesário de uma seção de Delaware afirmou que os cartões responsáveis por ativar as urnas estavam programados de maneira errada. Com um terço dos americanos votando nos novos equipamentos e eleitores encarando novas bases de dados de registro e mudanças em algumas regras, os observadores estavam preocupados com os problemas antes mesmo das eleições começarem.

O bom andamento das eleições legislativas de hoje é considerado importante, principalmente depois do caos registrado na Flórida durante o pleito de 2000. Em 2002, durante uma conferência para discutir maneiras de melhorar as votações no país, os Estados decidiram substituir os equipamentos utilizados, estabelecer novos registros estaduais para os eleitores, melhorar o sistema de identificação do eleitorado e permitir que votos provisórios sejam feitos caso as máquinas apresentem algum problema.

"Não temos uma eleição com tantas mudanças há décadas", afirmou Wendy Weiser, advogado do Centro Brennan de Justiça da Universidade de Nova York. Os pequenos problemas podem interferir no resultado das eleições de hoje, já que a participação nas eleições para o Congresso é menor do que nas eleições presidenciais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Moradora de área nobre precisa sair de sua casa após invasão de barata

Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

x