Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Ásia e Europa condenam teste nuclear norte-coreano

Agencia Estado
Por Agencia Estado

Ministérios de Relações Exteriores de países asiáticos e europeus condenaram hoje, em um comunicado conjunto, o teste nuclear realizado ontem pela Coreia do Norte. Os países pediram que a nação comunista retorne à mesa de negociações para seu desarmamento. "Os ministros condenam o teste nuclear subterrâneo" conduzido por Pyongyang, afirma o texto, divulgado após um encontro de dois dias entre ministros de Relações Exteriores da Ásia e da Europa. O documento classifica o teste como uma "clara violação" de acordos e de resoluções do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ministros pedem ainda que o país não realize nenhum novo teste. O grupo de ministros inclui nações do sudeste asiático, da União Europeia (UE), China, Coreia do Sul, Japão, Mongólia, Paquistão e Índia. O Japão e a China também estão envolvidos, junto com Rússia, as duas Coreias e os Estados Unidos, nas conversas em seis partes. A intenção dessas negociações é que Pyongyang interrompa seu programa nuclear em troca de benefícios econômicos. As informações são da Dow Jones.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas