MUNDO
Ataque a bomba deixa sete mortos em Bagdá
Por Agencia Estado
Granadas foram atiradas intensamente contra uma região sob guarda no norte de Bagdá, matando pelo menos sete pessoas e deixando 18 feridos. Em Kirkuk, autoridades alertaram que as seqüências de atentados a bomba, desde ontem,
mostram que os rebeldes estão encontrando novos meios de enfrentar as medidas de segurança.
Pelo menos 16 bombas foram atiradas contra residências no bairro de Sharqiya, em Khalis, 80 quilômetros ao norte de Bagdá. Khalis é predominantemente xiita e está na província de Diyala, alvo freqüente de rebeldes sunitas.
No norte do país, quatro pessoas morreram e 38 ficaram feridas também em incidentes com bombas. Os ataques começaram ontem quando uma bomba explodiu em um mercado aberto turcomano no distrito de Qoriyah, matando duas pessoas e ferindo 25. Três outras explosões aconteceram na mesma cidade, em um intervalo de
três horas, matando outras duas e ferindo 13 pessoas. Os ataques, aparentemente coordenados, acontecem quatro dias após um ataque quádruplo de caminhões-bomba terem matado centenas de pessoas pertencentes a minoria religiosa de Yazidi, no nordeste do Iraque.
Minorias religiosas como os Yazidis e turcomanos são especialmente vulneráveis, já que os militantes rebeldes buscam novos alvos para evitar a ação militar norte-americana e iraquiana em Bagdá e nas cercanias, que intensificou a repressão à violência entre facções sunitas e xiitas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes