CRIME DE GUERRA
Autoridade de Gaza afirma que 200 corpos foram exumados de vala comum
Conflito começou em outubro de 2023, depois que o Hamas invadiu o território israelense
Por AFP
A Proteção Civil da Faixa de Gaza disse à AFP nesta segunda-feira (22) que desde sábado foram exumados cerca de 200 corpos que haviam sido enterrados pelas forças israelenses em valas comuns no hospital Nasser, em Khan Yunis.
"Nossas equipes continuam encontrando corpos no Complexo Médico Nasser e, desde sábado, cerca de 200 mártires foram exumados", disse Mahmud Basal, porta-voz da Proteção Civil.
Devido à decomposição de alguns corpos, "o processo de identificação é difícil, mas o trabalho deve continuar", acrescentou.
O Exército israelense não comentou o assunto.
Mohammed al Mughayer, chefe da Proteção Civil na Faixa de Gaza, disse que 283 corpos foram descobertos em valas comuns do hospital Nasser.
Ismail al Thawabteh, chefe do serviço de Comunicação do governo do Hamas, que governa Gaza, afirmou que estas 283 pessoas "foram assassinadas a sangue frio pelo Exército de ocupação".
"Pedimos uma investigação internacional para estudar de perto estes crimes contra civis, crianças e mulheres", acrescentou.
Os hospitais de Gaza têm sido alvos frequentes do Exército israelense desde o início da guerra, em 7 de outubro, desencadeada pelo ataque do Hamas no sul de Israel, no qual combatentes islamistas mataram 1.170 pessoas e raptaram mais 250, segundo um cálculo baseado em dados israelenses.
A ofensiva terrestre e aérea israelense em Gaza deixou 34.151 mortos até agora, segundo o Ministério da Saúde do estreito território palestino.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes