Barcos desfilam em Londres em homenagem à rainha | A TARDE
Atarde > Mundo

Barcos desfilam em Londres em homenagem à rainha

Publicado domingo, 03 de junho de 2012 às 09:51 h | Atualizado em 03/06/2012, 13:27 | Autor: Agência Estado

Mais de 1 mil barcos vão velejar pelo Rio Tâmisa neste domingo em um tributo aos 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II, no que os organizadores estão considerando a maior reunião em torno do rio em 350 anos. Apesar do clima frio e da garoa, milhares de pessoas deverão se reunir nas margens do rio em Londres para homenagear a monarca britânica, cuja longevidade deu a ela o status de avó favorita da nação.

A rainha e membros da família real vão liderar o desfile pelo rio a bordo de uma barca enfeitada com flores, acompanhados por esquifes, barcas, barcos estreitos, lanchas, barcos a remo e embarcações a vela de todo o mundo.

O espetáculo é um tributo ao passado da Grã Bretanha, já que os monarcas usaram o rio como principal via de transporte durante séculos e o poderio naval transformou a ilha em um grande império. O desfile também é um tributo ao amor dos britânicos por barcos e pelo mar.

Entre as embarcações estarão vários navios "Dunkirk Little", barcos privados que resgataram centenas de soldados britânicos das praias da França após a invasão feita pela Alemanha em 1940 - uma derrota que se tornou uma grande vitória para a moral nos tempos da Segunda Guerra Mundial.

As celebrações de quatro dias ao jubileu de diamante da rainha também incluem milhares de festas nas ruas de todo o país neste domingo e um show na segunda em frente ao Palácio de Buckingham com Elton John e Paul McCartney.

Mas nem todos no país estão comemorando. O grupo antimonárquico República planeja fazer um protesto às margens do rio durante o desfile deste domingo, seguido por uma noite em um pub na qual os contrários à monarquia poderão "afogar suas mágoas".

A rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI, e a maioria dos britânicos nunca conheceu outro monarca. Os eventos do jubileu terminam na terça-feira, com uma celebração religiosa na Catedral de Saint Paul, uma procissão em carruagem pelas ruas de Londres e a aparição da rainha com seus filhos, netos e bisnetos na sacada do palácio. As informações são da Associated Press.

Publicações relacionadas