AGRESSÃO
Brasileiro é agredido durante ataque xenofóbico em Portugal
O brasileiro conversava com o dono do café quando começou a ser agredido
Morador de Braga, em Portugal, e com dupla nacionalidade (Portugal e Brasil), o pernambucano Saulo Jucá foi vítima de um ataque xenofóbico. Ele estava em uma cafeteria e conversava com o proprietário do estabelecimento quando foi abordado pelo agressor. "Ele me agrediu, chutou minha cara e minhas costelas", disse.
"Eu notei um movimento estranho do outro lado da rua. Tinha um homem visivelmente embriagado acompanhado da mãe, que não queria que ele bebesse. Era o Dia de Portugal, e eu nem sabia disso. Entrei no café porque não achei uma 'vibe' boa", afirmou o engenheiro ao g1.
O brasileiro conversava com o dono do café quando o homem entrou alterado no estabelecimento. "Ele notou pelo meu sotaque que eu era brasileiro”, afirmou. O homem questionou a nacionalidade de Saulo e, quando confirmou que se tratava de um brasileiro, iniciou as agressões.
Saulo foi internado e permaneceu no hospital até o fim da manhã do domingo,11. Em seguida, procurou uma delegacia para prestar queixa acompanhado do irmão. O exame de corpo de delito foi realizado nesta segunda-feira.
Segundo Saulo, não é raro ouvir comentários xenofóbicos no cotidiano. “A xenofobia aqui é uma coisa que, para eles, é normal, mas para a gente não é. Eu já tinha presenciado comentários preconceituosos e racistas, mas nunca tinha sofrido xenofobia diretamente”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes