Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Candidato a cargo local é assassinado no México horas antes da eleição

Região de Michoacán tem sido uma das mais atingidas pela violência política

Por AFP

02/06/2024 - 12:41 h
Imagem ilustrativa da imagem Candidato a cargo local é assassinado no México horas antes da eleição
-

Um candidato a um órgão de fiscalização municipal foi assassinado no estado mexicano de Michoacán (oeste) horas antes do início das eleições gerais deste domingo (2), informou o Ministério Público regional.

Trata-se de Israel Delgado, de 35 anos, aspirante a administrador (controlador) da cidade de Cuitzeo, que foi baleado na noite de sábado perto de sua casa, informou o MP de Michoacán em um comunicado.

Desde setembro do ano passado, quando o processo eleitoral começou com as disputas internas dos partidos, cerca de 26 candidatos foram assassinados. A ONG Data Cívica registra cerca de trinta crimes.

Somente nesta semana, quatro candidatos foram mortos a tiros, o último deles na última sexta-feira, no estado central de Puebla.

Devido a uma série de ataques e à presença de supostos criminosos, as autoridades de Chiapas (sul) decidiram suspender as eleições em dois municípios do estado que faz fronteira com a Guatemala.

De acordo com a promotoria de Michoacán, Delgado, candidato de uma coalizão de centro-esquerda, foi atacado por dois homens em uma motocicleta que fugiram.

Essa região tem sido uma das mais atingidas pela violência política, um fenômeno que vem aumentando no México desde 2018 e por trás do qual organizações do crime organizado estão lutando pelo controle de territórios e buscando coagir as autoridades locais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

assassinato eleições méxico Segurança violência política

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Após 9 meses, astronautas “presos” no espaço estão a caminho da Terra

Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

Play

Praias ficam cobertas de neve durante inverno nos EUA; assista

Play

Avião capota durante o pouso e deixa pelo menos 8 feridos

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA